Festival de Curitiba 2023 – Hamlet abre evento destacando atores com síndrome de Down
Não é exagero dizer que Hamlet, do grupo Teatro La Plaza, é a mais surpreendente peça de abertura do Festival de Curitiba em seus 31 anos de tradição. A noite da montagem do texto de Shakespeare pelo grupo peruano em 28 de março, às 20h30, no Teatro Guaíra, entra para a história do evento por várias razões.
Pela primeira vez um elenco composto apenas por atores e atrizes com síndrome de Down vai atuar em uma montagem na principal vitrine do festival, a Mostra Lúcia Camargo. Ao todo, são oito artistas adolescentes e adultos neurodiversos, que fazem parte do coletivo baseado em Lima, no Peru.
Dirigida por Chela de Ferrari, a montagem parte do texto clássico de William Shakespeare, obra mais importante do teatro ocidental, para recriar numa versão livre, original e provocativa, em uma mistura entre tragédia e comédia com pegada pop e ao som do rap. A diretora explica que é a peça “é um grupo de pessoas com síndrome de Down que sobe ao palco para oferecer uma versão de Hamlet criada por eles a partir de seus interesses, reivindicações, reflexões e experiências”.
O Hamlet do Teatro La Plaza, portanto, é uma trama emocional e pessoal entre Shakespeare e as próprias histórias dos atores em cena. Este relato pessoal e confessional é incorporado ao texto clássico e faz a plateia rir e se emocionar diante dos acontecimentos da vida de cada um e da condição humana em geral. Falada em espanhol, a peça é toda legendada em português. A sessão de abertura será a única apresentação da peça na grade do Festival de Curitiba.
Chela conta que as viagens estão grandes e a acolhida de público e crítica tem surpreendido a própria companhia. “Quando iniciamos o projeto, nunca imaginamos que algo assim pudesse acontecer. É um desafio que nos entusiasma. Viajar é muito exigente e ao mesmo tempo profundamente recompensador. É importante para nós comparar e compartilhar nosso trabalho em outros lugares e o público aprecia emocionado, surpreso e dançando”, afirma.
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
A Mostra Lúcia Camargo é apresentada por Banco CNH Industrial e New Holland, Bosch, Novozymes, Copel e Sanepar – Governo do Estado do Paraná, com patrocínio de Ebanx, DaMagrinha 100% Integral, GRASP e ClearCorrect.
Serviço:
Hamlet – Teatro La Plaza
Festival de Curitiba 2023 – Mostra Lucia Camargo
Local: Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971 – Centro)
Data: 28 de março, às 20h30.
Valores: R$ 80 e R$ 40 (meia)
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e no Shopping Mueller – Piso L3 (Av. Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico)
Classificação: livre
Duração: 95min
O espetáculo internacional com legendas.
Crédito da foto: Divulgação/Teatro La Plaza