Galinhada – COLUNA MISE EN PLACE, por Bruno Bertani
Caros leitores, nesta semana gelada e chuvosa aqui na capital, nada melhor que uma comidinha reconfortante que aquece a alma. Estou falando de um prato simples e único, típico da região de Minas e Goiás, que além da versão original, pode ser incrementado da sua maneira.
Entre suas variações existe uma que utiliza o com pequi, fruto do serrado brasileiro, que por sinal é minha versão predileta. Estou falando da Galinhada, um prato rápido, prático e versátil que pode ser um coringa na cozinha.
Galinhada
Ingredientes
2kg de frango, em pedaços
8 dentes de alho, esmagados
Suco de 2 limões
Banha suína ou óleo vegetal
1 colher (sopa) de açafrão
Pimenta dedo de moça à gosto
1 cebola grande, em cubinhos
1 pimentão vermelho, sem sementes, cortado em cubinhos
4 tomates maduros, sem sementes, cortados em cubinhos
6 xícaras de água
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
2 xícaras (chá) de arroz
Salsinha picada à gosto
Preparo
Tempere o frango com a pasta de alho e o suco de limão e deixe repousar por no mínimo uma hora na geladeira.
Aqueça a banha de porco em uma panela grande e doure o frango de todos os lados. Misture o açafrão, a cebola e o pimentão e espere murchar. Acrescente o tomate e a água e cozinhe em fogo baixo por uns 45 minutos, até que o frango esteja macio.
Deixe o molho na panela junto com os pedaços de frango. Aqueça, ajuste o sal, misture o arroz e cozinhe por uns 15 minutos, até que os grãos estejam macios. Junte as ervas, passe para uma travessa e sirva.
Bruno Bertani é cozinheiro profissional formado pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA). Desde 2014, o chef é proprietário da BF Gastronomia Personalizada, que tem como foco a culinária nacional e internacional para eventos sociais e corporativos. Ainda atua como professor de gastronomia e Consultor Gastronômico para Bares e Restaurantes. É também um grande apreciador de vinhos e grande entusiasta da culinária rústica sobre brasa.