Gato de Botas retorna em O Último Pedido – FILMES, por Rudney Flores
A época de férias é período certo de lançamentos de produções voltadas para o público infanto-juvenil e o primeiro título da temporada 2023 nos cinemas brasileiros é a animação Gato de Botas 2 – O Último Pedido, do diretor John Crawford (Croods 2 – Uma Nova Era), segundo filme-solo do adorado aventureiro nos estúdios DreamWorks, principal estreia da semana.
O tradicional personagem dos contos de fadas apareceu inicialmente no segundo filme da franquia Shrek, em 2004, e ganhou uma animação como protagonista em 2011. Quase 12 anos depois, o Gato de Botas retorna em uma nova aventura, na qual precisa enfrentar alguns desafios.
Depois de anos abusando da sorte, o herói perdeu oito das suas nove vidas. E para ganhar novas vidas e não morrer, ele precisa encontrar a Estrela dos Desejos, que fica na perigosa Floresta Negra, e fazer um pedido. Mas outros personagens também desejam o mítico objeto, como Cachinho Dourados e o Três Ursos e o vilanesco Pequeno João Trombeta; a gata Kitty Pata-Mansa, par romântico do Gato de Botas, é outra que está atrás da poderosa estrela. O protagonista deve ainda lidar com seus medos, principalmente depois que o Lobo Mau decide persegui-lo.
A franquia Shrek ficou marcada por bagunçar e satirizar algumas conhecidas histórias infantis e seus personagens, o que é mantido nessa sequência do Gato de Botas, mas de sem pegar muito pesado, já que o desenho é destinado mais às crianças – principalmente para aquelas um pouco mais velhas, pois talvez as menores se assustem com algumas sequências mais aterrorizantes, como as do Lobo Mau atrás do protagonista.
Em sua jornada, o Gato de Botas também encontrará Perrito, um divertido e cativante vira-latas, responsável pelas principais passagens de humor da história. Ao lado de Kitty, o personagem irá despertar no aventureiro gato valores importantes como amizade e família, os quais sempre deixou de lado.
Mesmo com a sempre competente e boa dublagem brasileira – que conta com os conhecidos Marco Veras (Perrito), Giovanna Ewbank (Cachinhos) e Sérgio Malheiros (Bebê Urso), além dos dubladores profissionais capitaneados por Alexandre Moreno (Gato de Botas), devidamente creditados no final do longa-metragem, uma merecida distinção que foi adotada recentemente nas animações que chegam ao Brasil –, é uma pena que Curitiba não receba cópias legendadas com o som original da animação, para o público ter a chance de acompanhar a marcante interpretação que o ator espanhol Antonio Banderas dá ao personagem principal desde os desenhos da franquia Shrek – o elenco de vozes internacionais do novo filme ainda conta com o brasileiro Wagner Moura como o Lobo Mau, além de Salma Hayek (Kitty), Florence Pugh (Cachinhos) e Olivia Colman (Mamãe Urso).
Com boas sequências de ação e uma animação agradável e bem realizada, Gato de Botas 2 é diversão garantida para uma sessão conjunta de toda a família nos cinemas. Cotação: Bom.
Trailer de Gato de Botas 2 – O Último Pedido:
Crédito da foto: Divulgação/Universal Pictures
Rudney Flores é jornalista formado pela PUCPR, assessor de imprensa e crítico de cinema, com resenhas publicadas nos jornais Gazeta do Povo e Jornal do Brasil.