Honra entre Rebeldes adapta com sucesso para a tela grande o principal jogo de RPG do mundo – FILMES, por Rudney Flores

 em Colunistas, Cultura, Rudney Flores

O mais famoso e adorado jogo de RPG (Role Playing Game, ou jogo de interpretação de papéis) do mundo chega novamente às telas do cinema com Dungeons & Dragons – Honra Entre Rebeldes, uma das estreias da semana nos cinemas brasileiros. Inspirador de filmes e séries, o D&D – como é conhecido por seus admiradores – já havia tido uma péssima adaptação no cinema em uma produção estrelada no ano de 2000 pelo oscarizado Jeremy Irons. O novo filme tem o comando da dupla John Francis Daley e Jonathan Goldstein (da comédia de ação A Noite do Jogo) e traz uma grande aventura com diversos personagens que seguem os perfis daqueles de D&D, além da ambientação medieval característica do RPG.

O protagonista é o bardo Edgin (Chris Pine, o Capitão Kirk da versão mais recentes de Star Trek), que se transforma em um harpista, grupo que protege as pessoas do mundo particular retratado na história, mas cai em desgraça quando perde a esposa justamente por fazer parte desse mesmo grupo. Desiludido, o viúvo encontra a bárbara guerreira Holga (Michelle Rodriguez, da franquia Velozes & Furiosos), que o ajuda a criar a filha pequena, além de formar um grupo que comete roubos, ao lado do atrapalhado mago Simon (Justice Smith, de Pokémon – Detetive Pikachu) e o ladino trapaceiro Forge (Hugh Grant, de Um Grande Garoto, Um Lugar Chamado Notting Hill).

O quarteto se envolve e se dá mal com uma feiticeira, com a dupla Edgin e Holga sendo presa. O bardo descobre uma traição e decide fugir da prisão e parte para se vingar e recuperar a filha, reunindo uma nova equipe que, além de Holga e Simon, tem a druida Doric (Sophia Lillis, de It – A Coisa), capaz de se transformar em qualquer animal, e o paladino virtuoso (Xenk Regé-Jean Page, da série Bridgerton). Pine é o destaque do elenco, acertando o tom entre o malandro e o pai dedicado do protagonista, e Grant entrega mais um divertido personagem com o escroque Forge.

Honra entre Ladrões destaca sequências de ações aliadas a muito humor, lembrando um pouco a divertida franquia Guardiões da Galáxia, da Marvel (que tem o terceiro e derradeiro capítulo com estreia marcada para o próximo mês maio). O mote para fisgar o espectador é a identificação com um universo de magia e aventura que milhões de pessoas acompanham há décadas, e quem é fã e joga D&D vai perceber e curtir as diversas referências e os easter eggs – como a homenagem à animação Caverna do Dragão, que é baseada no RPG e muito cultuada no Brasil por quem foi criança ou adolescente nos anos 1980, quando foi atração principal dos programas matinais infantis da Globo.

Aqueles que nunca jogaram o RPG também vão poder acompanhar a produção, pois o duo de diretores, ambos autores do roteiro ao lado de Michael Gilio, posiciona bem os personagens, além de destacar suas características e destinos sem grandes complicações. A história é direta, com vilões bem definidos, que poderiam ter um pouco mais de nuance, mas nada que atrapalhe uma boa diversão destinada a todos os públicos. Cotação: Bom.

Trailer de Dungeons & Dragons – Honra Entre Rebeldes:

 

Crédito da imagem: Paramount Pictures Brasil

 

Rudney Flores é jornalista formado pela PUCPR, assessor de imprensa e crítico de cinema, com resenhas publicadas nos jornais Gazeta do Povo e Jornal do Brasil.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Instagram
Follow by Email
WhatsApp
YouTube
YouTube
Pinterest
Pinterest
fb-share-icon