Tom Hanks protagoniza adaptação de best seller sueco – FILMES, por Rudney Flores
Um dos atores mais prestigiados de Hollywood, Tom Hanks segue fortemente na ativa e destaca todo o seu conhecido carisma em O Pior Vizinho do Mundo, filme realizado por sua produtora, a PlayTone, a principal estreia da semana na programação de Curitiba. A produção, dirigida por Marc Forster (Mais Estranho Que a Ficção, Em Busca da Terra do Nunca), é uma adaptação do best seller Um Homem Chamado Ove, do escritor sueco Fredrik Backman, obra que já chegou às telas em uma produção também sueca homônima, de 2015, indicada ao Oscar de filme estrangeiro de 2017.
Hanks é Otto, um senhor rabugento e implicante, que controla as vidas das pessoas do condomínio de casas onde mora, obrigando-as a seguir diversas regras. Amante de carros Ford, em contraponto a um vizinho que prefere Chevrolet (no original, o embate acontece entre as marcas locais Saab e Volvo), o protagonista não demonstra apreço pelas pessoas. Ele não vê mais sentido em viver após a recente morte da esposa Sonya, sua companheira por quase 40 anos, então pensa em se matar.
Sua primeira tentativa de suicídio é atrapalhada pela chegada de novos vizinhos, a falante mexicana Marisol (Mariana Treviño) e seu Tommy (Manuel Garcia-Rulfo, da nova versão de Sete Homens e um Destino), que não conseguem estacionar o carro durante sua mudança, tirando do sério o protagonista da história. O casal e suas duas filhas (no texto original, a família é de origem iraniana) vão ser responsáveis por amolecer o duro coração de Otto, ao lado de um gato inoportuno e outros vizinhos que há tempos precisam lidar com o mau-humor do “síndico” local.
Otto também vai sendo humanizado aos olhos do espectador através de flashbacks que contam sua bela e apaixonada história de amor ao lado de Sonya (Rachel Keller, das séries Fargo e Legião) – a curiosidade é que o personagem jovem é vivido por Truman Hanks, um dos filhos do astro hollywoodiano com a atriz Rita Wilson, em seu primeiro papel de destaque nas telas.
Conduzido de forma direta e até burocrática pelo experiente Forster, o filme tem boas atuações e inclui, na dose certa, momentos de drama e humor, destacando valores como amizade e união em um tom muito emocional, que leva a uma fácil identificação – quantas pessoas já não tiveram, em um momento da vida, um parente ou vizinho como Otto (Ove no original)? Mesmo com um personagem mal-humorado, ao final, o Mr. Nice Guy, como Hanks é conhecido, acaba prevalecendo para conquistar a plateia. Cotação: Bom.
Trailer de O Pior Vizinho do Mundo:
Outras estreias
O cinema sul-coreano teve grande destaque mundial na década de 2000 e Park Chan-Wook foi um dos mais festejados diretores dessa geração com a Trilogia da Vingança e o seu sensacional segundo episódio, Oldboy (2003). Depois desse pico na carreira, o cineasta dirigiu vários filmes que não tiveram a mesma repercussão, mas voltou aos holofotes em 2022 com Direito de Partir, com o qual ganhou a Palma de melhor diretor no Festival de Cannes 2022.
A produção foi indicada pela Coreia do Sul para tentar uma vaga na categoria melhor filme internacional do Oscar 2023, entrou na pré-lista de 15 filmes que poderiam conseguir a nomeação, mas não ficou entre os cinco finalistas. A história de suspense apresenta um detetive eficiente e meticuloso, indicado para investigar um possível assassinato que ocorreu em um vilarejo remoto em região de montanhas. Ele acaba tendo uma relação amorosa com a viúva da vítima, a principal suspeita do crime. O filme estreia apenas no Cine Passeio.
Trailer de Decisão de Partir:
Grande sucesso musical no Brasil a partir dos anos 1970, o cantor e dançarino Sidney Magal lançou diversas canções que até hoje são lembradas pelo público, como “Tenho”, “Amante Latino”, “O Meu Sangue Ferve por Você” e “Sandra Rosa Madalena”. O artista é tema do documentário Me Chama Que Eu Vou, nome de outro hit de sua carreira.
A produção dirigida por Joana Mariani (Todas as Canções de Amor) destaca os momentos mais significativos de uma carreira de quase cinco décadas na música popular brasileira, apresentando também o lado ator e dublador de Magal, além de sua paixão pela esposa Magali. O documentário tem lançamento no Cine Passeio.
Trailer de Me Chama Que Eu Vou:
Seguindo os passos de Liam Neeson, o ator Gerard Butler (300) vem se tornado o novo rei dos filmes de ação genéricos. A nova produção que estrela é Alerta Máximo, em que vive o piloto Brodie Torrance, que salva os passageiros de um voo em perigo pousando em uma ilha cujos habitantes estão em guerra, nas Filipinas. Todos são feitos reféns por rebeldes e Brodie vai contar com a ajuda de um ex-agente do FBI (Mike Colter, o Luke Cage de séries da Marvel) para ajudá-lo a salvar o dia.
Trailer de Alerta Máximo:
A estreia no gênero terror da semana é A Profecia do Mal, do diretor Nathan Frankowski. A história envereda para o sagrado, apresentando uma empresa de biotecnologia que consegue uma maneira de fazer clones a partir de pequenos fragmentos de DNA. Um grupo satanista rouba o Santo Sudário, com o DNA de Jesus Cristo, e pretende fazer um clone do filho de Deus para fazer uma oferenda ao Diabo, mas o Arcanjo Miguel vem para a Terra para enfrentá-los.
Trailer de A Profecia do Mal:
Crédito da foto: Divulgação/Paramount Pictures
Rudney Flores é jornalista formado pela PUCPR, assessor de imprensa e crítico de cinema, com resenhas publicadas nos jornais Gazeta do Povo e Jornal do Brasil.