Websérie curitibana Mônica estimula produção audiovisual em Curitiba
Mônica Fiorutti, 42 anos, recém-separada, blogueira. Essa é a personagem da websérie curitibana Mônica, que está lançando sua segunda temporada e aborda com muito humor o universo feminino por meio de vídeos curtos e leves. A apresentação dos três primeiros episódios da nova temporada vai acontecer nesta quarta-feira (24), em um evento fechado no Teatro Barracão Encena, um dos idealizadores do projeto.
A série, além de ser transmitida pelo YouTube, ainda possibilita que os espectadores acompanhem o dia a dia de Mônica em um perfil no Instagram, uma vez que a personagem é blogueira. “A personagem está passando por um processo de se re-conhecer. Ela termina um relacionamento de 25 anos e encontra na internet um jeito de falar sobre essa nova fase e sobre o dia a dia de uma mulher com 40 anos. Com certeza muitas pessoas vão se identificar e conseguir ver seu cotidiano na série”, conta a atriz Mevelyn Gonçalves, que interpreta Mônica.
O projeto nasceu com o apoio das empresárias Marize Senes Ribeiro e Luciana Moccelin, que tinham uma loja de e-commerce e durante a pandemia começaram a perceber que existia pouco conteúdo nas redes voltados para este público. “A gente queria conversar com essas mulheres em decorrência de um e-commerce que tínhamos e não existia muito conteúdo para esse público. Foi então que pensamos: porque não criar uma websérie que converse com esse público? Então nasceu a Mônica, uma mulher que, como tantas outras, se redescobre aos 40 anos”, conta Marize.
A websérie, que terá lançamento de novos episódios sempre às quartas-feiras, no YouTube, é dirigida por Juscelino Zílio, ator e diretor que há muitos anos atua na cena teatral de Curitiba e que aceitou o desafio de sua primeira direção audiovisual. “Na primeira temporada, a gente enfrentou vários desafios por ser uma nova empreitada. Desde criar um formato, o trabalho com o roteiro falando de assuntos sérios por meio de uma comédia, mas o resultado ficou tão bom que sentimos a necessidade de lançar uma nova temporada, com mais personagens e explorando mais o universo das mulheres de 40 anos”, revela.
Para produzir a websérie, cerca de 15 profissionais estão envolvidos, além dos atores que fazem parte desta nova temporada. “Na primeira temporada, tínhamos só a Mônica e a câmera, mas com o sucesso dos 12 episódios que lançamos, sentimos a necessidade de trazer a participação de personagens que fazem parte do dia a dia dela, como o ex-marido, por exemplo. A ideia é fazer mais temporadas, claro, fazendo com que Curitiba cada vez mais esteja no polo de produção audiovisual”, diz o diretor.
Mevelyn conta que um dos diferenciais da série é o formato, em que não existe a chamada “quarta parede”. “A Mônica conversa o tempo todo com o público, fazendo com que os espectadores sejam cúmplices e que as histórias sejam compartilhadas. Até mesmo o fato de ela almejar uma vida de blogueira e de existir mesmo um perfil dela no Instagram é uma forma de trazer mais troca com o público, que com certeza consegue dar boas risadas com situações bem cotidianas”, afirma ela, que acumula em seu currículo mais de 60 produções teatrais e mais de 80 participações em comerciais ao longo da carreira.
A série, que é feita de forma independente, conta com o apoio de marcas curitibanas, como o salão Lady & Lord, Restaurante Mineirinho, Eletrorastro, Silvia Döring, S.A.L e Spaço Bronze. A ideia é cada vez mais envolver marcas locais para que Mônica seja uma oportunidade de visibilidade. “É fundamental apoiar produções como Mônica, que é independente. A gente sabe o quanto é difícil produzir materiais audiovisuais e acho que isso é uma maneira de reconhecer este trabalho. Tenho certeza que a série vai ser um sucesso”, destaca Denise Laporte, proprietária do salão de beleza Lady&Lord Swimex.
Para assistir à primeira temporada de Mônica, acesse o endereço www.youtube.com/@monicawebserie730
Serviço:
Lançamento da 2ª temporada da websérie Mônica (evento para convidados)
Data: 24 de maio (quarta-feira)
Horário: 20h30
Crédito da foto: Waline Piper