Destaques

ads slot

Mostra Container na coluna HS - Arquitetura em Destaque.

Mostra Container na coluna HS - Arquitetura em Destaque.

No dia 20 de setembro de 2018 estivemos participando da visita guiada da Mostra Container.
A Mostra consiste em uma casa construída em container onde vários profissionais na área de arquitetura e design de interiores atuaram na decoração dos ambientes.
Na ocasião fomos recepcionados pela proprietária e idealizadora Tatiana Hultmann.
Confira a entrevista com o arquiteto Rafael Wagner, responsável pelo Quarto dos Meninos Viajantes:
Quais foram os desafios para um projeto de interiores para uma obra em container?
Alguns cuidados precisam ser tomados na parte de execução, da escolha de materiais e acabamentos e saber que existem limitações de projeto. Ventilação cruzada, o uso de sistema de ar condicionado, grandes aberturas, são na minha visão elementos essenciais para um ambiente dentro de um container.
É bom lembrar que a temperatura interna pode ser bastante elevada se nada for feito e a condensação pode ocorrer pela diferença de temperatura, especialmente em Curitiba, onde temos variações térmicas consideráveis durante alguns dias do ano.
Utilização de tecnologias para isolamento térmico/acústico nos sistemas de paredes em drywall também são importantes. E quando se tratar de drywall, ter o cuidado no uso de reforços para fixação de cargas (móveis, tvs, etc).
Mostra Container na coluna HS - Arquitetura em Destaque.

No teto tivemos forro rebaixado, a estrutura deve ser fixada com solda e nunca utilizando parafusos diretamente no teto, furando o aço. No piso foi necessário fazer um nivelamento, pois no encontro entre os 2 containers ficam as travessas, que são um pouco mais elevadas.  
No caso da Mostra Container, onde participei desde o início, tive a oportunidade de fazer pequenas alterações e ajustes estruturais no ambiente, como a localização e tamanho da janela e portas. A correta informação sobre estes cortes é algo fundamental no início do projeto. O arquiteto precisa definir tudo antes, pois grande parte é feita antes do container ir para a obra: onde serão as aberturas e de que tamanho; quais os pontos de hidráulica, elétrica e ar condicionado; tipo de piso.
Enfim, o desafio maior é realmente na parte estrutural. Se todos estes detalhes estiverem bem resolvidos, a instalação de acabamentos, marcenaria, piso etc não serão afetadas. Em uma obra em container o ideal é não deixar para resolver a estrutura em obra.
Um projeto de arquitetura de interiores numa Arquitetura Ocupada (construção existente), a adaptação do container vai realmente depender da nova função. Neste caso o desafio é adaptar o existente ao novo uso.
Quais foram os benefícios da obra ser em container, levando em consideração o tempo/prazo e os sistemas construtivos?
Uma obra deste tipo tem sua principal vantagem na rapidez da construção e mínimo desperdício de material. E muitas vezes o tempo/prazo custam dinheiro. Além da questão da sustentabilidade e reuso de material (container).
De maneira geral, dependendo do caso, é possível fazer uma casa em container com valor melhor do que uma em alvenaria. A arquitetura comercial é outro nicho importante da construção em container, em que você pode levar para onde quiser, respeitando claro alguns limites e ajustes no novo local.
Quais dicas você pode dar para nosso leitor que queira iniciar uma obra em container?
Primeira dica é procurar um arquiteto com experiência neste tipo de projeto e uma empresa especializada na comercialização e obra em containers. A compra de um container por conta própria pode ser muito arriscada. Estas empresas analisam todo o container antes da compra no porto. Se existe algum dano estrutural ou amassados consideráveis, analisam a ferrugem se for o caso, fazem testes com equipamentos específicos sobre a toxicidade/radioatividade. Não tem como saber o que foi anteriormente carregado dentro de um container, por isso o cuidado. Outro ponto importante é a documentação (nacionalização) do container, que é feita por estas empresas especializadas.
Além disso, o apoio destas equipes para os cortes de janelas e portas é também importante. Pode ser que seja necessária a instalação de alguma estrutura auxiliar para sustentação. E esta análise pode ajudar na questão do menor custo da obra.
O local da obra deve ser analisado com antecedência. Os containers saem da empresa em carretas e devem ser instalados no local com caminhão grua, ou guindaste etc. Observar se existe algum obstáculo no acesso até a obra, se alguma árvore ou poste de luz podem atrapalhar a instalação. Em alguns locais, devido a estes obstáculos, não tem como fazer a locação do container.
Mas foco novamente na questão estrutural, que deve ser analisada e estudada com muito cuidado. Primeiro nas questões de corte dos containers. Tudo deve ser planejado com antecedência. Qualquer alteração posterior, com o container já no local, pode ser impossível de ser feito ou com custo inviável.  

Coluna HS - Arquitetura em Destaque.
Coluna assianada pelos arquitetos Ricardo Targa Stramandinoli e Maicon Rodolfo Hamm, da Hamm Stramandinoli Arquitetura




Instagram @curitibaemdestaque

Novidades

Visualizações do portal no mês passado


Curitiba em Destaque


Menu