Destaques

ads slot

99 lança “rastreador de comentários” contra assédio em Curitiba

Desenvolvido em parceria com organização Think Eva, tecnologia vasculha avaliações e identifica denúncias automaticamente


 A 99, aplicativo de mobilidade urbana que integra a companhia global DiDi Chuxing, acaba de lançar um “rastreador de comentários” que identifica automaticamente denúncias de assédio na plataforma. O sistema, já disponível na cidade de Curitiba, vasculha as avaliações das usuárias e dos usuários ao fim das corridas para agilizar ainda mais a identificação dos casos e aumentar a segurança das viagens.

A tecnologia consegue ler os comentários deixados no app após o término das corridas e identificar uma série de palavras e contextos que podem estar relacionados a assédios. Daí em diante uma equipe especializada faz uma segunda checagem para avaliar os detalhes da ocorrência e tomar as devidas providências -- que podem incluir bloqueio e suporte para investigação pelas autoridades policiais.

O mapeamento de expressões relacionadas a casos de assédio foi desenvolvido em parceria com a consultoria Think Eva, um braço da organização Think Olga, que desenvolve estratégias, projetos e atividades educativas para empresas interessadas em trabalhar igualdade de gênero com profundidade. O sistema vai sendo melhorado automaticamente por meio de inteligência artificial -- que aprende novos contextos com o passar do tempo.

Em colaboração com a Think Eva, a 99 desenvolveu ainda, ao longo de mais de seis meses, um protocolo de atendimento humanizado (que inclui suporte, resolução e acompanhamento) a eventuais vítimas de assédio, preconceito e qualquer forma de discriminação. A equipe de segurança foi capacitada dentro de preceitos de feminismo para ser capaz de cuidar dos casos com responsabilidade e conhecimento de causa.

Além do próprio app, as denúncias também podem ser feitas pelo canal exclusivo para incidentes de segurança no telefone 0800-888-8999 -- que pode indicar centros de acolhimento em diversas cidades, que provêm assistência jurídica e psicológica. Em caso de assédio a uma mulher, o atendimento é exclusivamente feminino.

“A maior prioridade do app é a segurança dos passageiros e motoristas”, diz Stella Brant, Diretora de Marketing da 99. “Essa ferramenta agiliza as avaliações e garante ainda mais atuação nesse tema fundamental que é a proteção feminina e o combate à discriminação”, complementa. "O trabalho que desenvolvemos com a 99 é pioneiro. Além de criar uma nova tecnologia em prol da segurança, garante também a humanização de todo o processo de atendimento, colocando a vítima em primeiro lugar”, completa Mariana Cordeiro, Gerente Sênior de Estratégia da Think Eva.

Sobre a 99

A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”). O aplicativo conecta mais de 600 mil motoristas a 18 milhões de passageiros em mais de 1 mil cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece três tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o Brasil; e 99Top, serviço premium de táxis de luxo oferecido em São Paulo.

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades

Visualizações do portal no mês passado


Curitiba em Destaque


Menu