Destaques

ads slot

Café combina com açaí e com laranja? Combina, sim senhor!

A bebida queridinha dos brasileiros é consumida na companhia de ingredientes inusitados e na versão gelada no cardápio do Loop Food

Há muito tempo o café deixou de ser uma bebida usada apenas para aumentar a disposição. Aos poucos virou protagonista em diversos preparos e ganhou a companhia de leite, creme, licores e muito gelo.
O consumo do café gelado é bastante antigo: soldados europeus se acostumaram com o sabor do café frio, que bebiam durante as batalhas e trouxerem esse hábito para sua cultura. Nos Estados Unidos e Japão é a grande tendência de consumo, tanto em cafeterias quanto em vending machines.
No Brasil – segundo consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos – o costume de beber café gelado também já se consolidou.  Para Mateus Passero, sócio do Loop Food – Sandwiches, o clima quente combina perfeitamente com a refrescância do café gelado. “A novidade já se popularizou. Somos um país de clima tropical e a combinação do grão com gelo tem tudo haver”, diz Passero.
Ele explica que a história do café gelado no Brasil começou a ser escrita por cafeterias renomadas, principalmente em solo paulista, como Suplicy, Santo Grão e Starbucks. Puxadas principalmente pela popularização dos Frappuccinos, as casas especializadas em café iniciaram a aventura brasileira na versão gelada da bebida.
E esse foi apenas o primeiro capítulo das peripécias com o café. Nessa toada surgiram novos métodos e variações para preparar a bebida fria: com gelo, leite, suco de fruta, misturado à água tônica e em drinques alcoólicos. “A chamada terceira onda, ou geração, do consumo do café passa por um consumidor que busca qualidade e grãos de origem produzidos de forma sustentável. Ele já tem grande conhecimento sobre o produto e agora está buscando novas experiências que valorizam ainda mais a bebida”, conta Mateus Passero.
Atento aos novos gostos e exigências dos amantes do café, o Loop Food busca a criação de receitas saborosas e inusitadas para o menu da marca. Foi assim que surgiu o Iced Açai Coffee, preparado com açaí, açúcar mascavo, gelo, um terço de leite e uma dose de café expresso. A receita é genuinamente brasileira e combina dois ingredientes bem tropicais: o açaí e o café.
A criação é de Douglas Javorski, colaborador do Loop Food. A ideia de misturar café e açaí surgiu da resposta para duas perguntas: o que é tropical?; e o que é refrescante?. “Depois que defini os ingredientes, passei para a etapa da tentativa e erro. Testei a combinação com outros ingredientes e a quantidade certa de cada um deles, até chegar numa receita equilibrada, refrescante e saborosa, que é a cara do Brasil”, conta.
O Orange Loop Coffee é mais uma bebida que acabou de entrar no cardápio do Loop Food. Nela, café, suco de laranja, mel de laranjeira e gelo, resultam num coffee shake cítrico e aromático. “Em cada gole, é possível sentir notas da acidez do café, da doçura do mel de laranjeira, que é bem peculiar, e do gosto cítrico da fruta. Harmonizados perfeitamente entre si, esses ingredientes formam um explosão de sabores”, conta Mateus Passero, que criou a receita.
Para todos os paladares
No menu do Loop Food, os coffees shakes ocupam posição de destaque. São diversas variações da bebida, que agradam qualquer tipo de paladar.  O Iced Capuccino é feito com gelo, um terço de leite varporizado, um toque de cacau e uma dose de café espresso. No Iced Secreto, a estrela é o creme de avelã combinado com duas doses de café espresso e gelo. No Ice Loopuccino o mesmo creme de avelã ganha como acompanhantes um terço de leite e uma dose de café espresso. Já o Iced Honey Coffee é confeccionado com mel, gelo, um terço de leite e uma dose de café espresso. Por fim, o Iced Paçoca Coffee – mais um lançamento da marca – é feito de café expresso, leite, paçoca, doce de leite e canela.
Sobre o Loop Food
O Loop Food – Sandwiches é uma combinação de cafeteria expressa e restaurante saudável. O cardápio oferece sanduíches artesanais, uma variedade de saladas, sucos prensados a frio, preparados sem adição de água ou açúcar, delicatessens e sobremesas que utilizam ingredientes integrais e sem glúten, além de saborosos cafés. O restaurante atua no segmento de segmento de healthy food e sua filosofia é contribuir com a criação de uma sociedade mais harmoniosa, por meio de uma alimentação saudável e criativa, além de proporcionar para o público momentos de relaxamento durante a pausa para uma refeição. O Loop Food conta com três unidades, na Rua Comendador Araújo, 143, no Shopping Pátio Batel e na recém-inaugurada Vila Urbana Gastronomia e Cultura, que fica na Marechal Deorodo, 686.


Instagram @curitibaemdestaque

Novidades


Curitiba em Destaque


Menu