Destaques

ads slot

Churrasco como Curitiba nunca viu: evento traz cortes e preparos inéditos





Chefs e assadores de todos os cantos do país chegam à capital paranaense em 23 de março para reinventar o queridinho da cultura brasileira
BBQLand- Crédito Munir Bucair


De língua assada em crosta de sal grosso a panquecas de doce de leite: chefes renomados e assadores referência do país participam do BBQ Land 2019, evento com 11 horas de open churrasco e cerveja no dia 23 de março, em Curitiba. Nomes como Paula Labaki, Helvécio Maciell e Chico Parrillero já estão confirmados e garantem ao público cortes selecionados em preparos inusitados.

Em sua 2ª edição na capital paranaense (a primeira ocorreu no “Parcão” do Museu Oscar Niemeyer, com mais de 2 mil pessoas), o BBQ Land reúne grandes nomes do churrasco para um dia com extenso menu de carnes, agenda cultural com música ao vivo; oficinas para adultos e crianças; espaço kids; exposição de carros e motos clássicos; e o BBQ Market, uma feira com artigos de churrasco para os entusiastas da grelha. O evento acontece em amplo terreno no bairro Mercês, com 27 estações no preparo de três toneladas de carne.

Entre especialidades, preparos autorais e receitas inéditas, confira alguns nomes confirmados:

CHICO PARRILLERO
Chef argentino, mestre churrasqueiro e especialista na Parrilla argentina. Atuando hoje no Mato Grosso, dá cursos do famoso churrasco argentino e o de chão, além de participar de festivais, mesclando a gastronomia de seu país natal com a brasileira. “Eu tento mostrar que dentro do mundo do churrasco não existe só carne, mas, sim, incontáveis produtos que você pode fazer”, explica Parrillero.

Em sua primeira participação no BBQ Land, o especialista oferece ao público as Panquecas de Doce de Leite, ingrediente clássico da culinária argentina e que traz ao churrasco sabores inusitados, como conta o chef: “O dulce de leche é o coração da receita. Eu coloco um pouco de açúcar (mascavo, demerara ou de baunilha) e passo uma chapa de ferro quente por cima para queimar o açúcar e gerar o caramelo”.

A receita da massa com farinha, ovo e leite, relembra o clássico crepe francês, mas, de acordo com Parrillero, o caramelo e o contato com a fumaça garantem o sabor diferenciado. “Há alguns eventos eu apresento esse prato e o público adora. Como os curitibanos são extremamente receptivos a novidades, o evento tem tudo para dar certo e levar um pouco da tradição argentina a Curitiba”.

HELVÉCIO MACIELL
Gastrônomo especialista em carnes vermelhas, exóticas e pescados há 28 anos. À frente do frigorífico da família, teve contato com carnes e se aperfeiçoou nas técnicas de preparo. Para conhecer melhor a gastronomia regional, passou quatro anos viajando pelo país, período em que teve contato com a culinária indígena e se aproximou do preparo de carnes exóticas como jacaré, macacos e tartarugas.
O jacaré, segundo ele, é um prato comum no Pantanal, no Norte e parte do Centro-Oeste na região hidrográfica do Araguaia. “A carne do jacaré é branca e de textura firme. Semelhante à do frango, mas com sabor levemente voltado para o peixe, com baixo teor de gordura e alto valor proteico”, conta Maciell. Seu preparo, por sua vez, não tem segredo, segundo o chef: “É só tomar cuidado para sempre hidratar (com azeite), por se tratar de uma carne com pouca concentração de gordura e usar o mínimo de tempero possível”.

Em seu segundo ano no BBQ Land, ficará responsável pelo preparo da carne de salmão e de jacaré. Para o especialista, a segunda ganha cada vez mais espaço nos grandes restaurantes da alta gastronomia: “É um animal da nossa fauna, com sabor único e uma das proteínas mais saudáveis hoje no mercado”. O sucesso com o público, por sua vez, é garantido: “Como se trata de um prato novo e diferente, com técnicas de preparo não muito convencionais, as pessoas sempre ficam curiosas para provar”, explica.

PAULA LABAKI
Chef de São Paulo, idealizadora do Lena Labaki Catering e conhecida pelos seus preparos com carnes. A especialista dá aulas e workshops pelo Brasil, para transmitir o que aprendeu durante toda a sua carreira. Seu bufê, entre os mais conceituados de SP, atendeu celebridades como Ozzy Osbourne, Julio Iglesias e o maestro André Rieu.

Para ela, o movimento da carne do Brasil apresenta escala crescente nos últimos anos: “É um resultado de o brasileiro ter entendido que a nossa carne é uma das melhores carnes do mundo, senão a melhor. Está aprendendo a valorizar alguns cortes que antigamente não eram valorizados”. Para expandir o conceito de valorização dos insumos em cada preparo, a chef relembra a importância da utilização de cortes não convencionais: “Todo o boi tem seu valor e isso é muito importante para um país sustentável, pra uma pecuária e uma agricultura que andem para frente. Temos que valorizar o insumo, o boi e toda a cadeia”.

A língua bovina, escolhida pela chef, não se encontra entre as carnes nobres de um açougue, mas o preparo valoriza o ingrediente, independente do corte. “O brasileiro entendeu que não existe corte de primeira e corte de segunda. Existe carne boa e carne ruim. Festivais como o BBQ Land vêm de encontro a isso e fazem com que o movimento fique cada vez mais forte”, acrescenta.

Entre os chefs confirmados no BBQ Land 2019, será responsável pela preparação da Língua no Infernillo. Com o método diferenciado e acompanhada por salsa criolla e sour cream, a carne é posicionada entre dois andares de brasa e assada em uma crosta de sal grosso, resultando em um corte saboroso e extremamente macio. “O diferencial é a forma como o calor chega na proteína, que faz com que ela fique suculenta. É um cozimento bem lento, pois saber trabalhar o fogo é a nossa missão”, conta Labaki.

+ CHEFS:

Adriano Geleia

Carlão Carvalho

Cecilia Matias

Edd Campos

Hercules Monteiro

Paulão Meatlover

Renato Gil

Rodrigo Tenente


Serviço
BBQ Land 2019
23 de março, sábado, a partir das 11h
Endereço: Rua Marcelino Champagnat, 505 – Mercês

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades

Visualizações do portal no mês passado


Curitiba em Destaque


Menu