Destaques

ads slot

Comitiva brasileira conhece iniciativas inovadoras para cidades em missão oficial a Barcelona

 
Brasil é um grande centro de desenvolvimento de temas relacionados a cidades inteligentes”, diz Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona, ao receber os visitantes na abertura do Smart City Expo World Congress

 

Mais de 50 representantes do poder público, empresários e executivos de 14 cidades do Brasil participaram de encontro na Câmara de Comércio Brasil Catalunha, em Barcelona, como parte do primeiro compromisso oficial da comitiva brasileira que participa da Barcelona Smart Week, semana dedicada a conhecer as inovações da capital catalã e a se aprofundar no tema de cidades inteligentes. A missão é promovida pelas empresas iCities e Global Business. “Em 2014 haviam apenas 5 pessoas em nossa comitiva, hoje estamos em 50 e para ano que vem planejamos ter mais de 300 brasileiros no Congresso Mundial”, comentou o cofundador e diretor de novos negócios do iCities, Roberto Marcelino. 

O encontro na sede do Foment del Treball Nacional, principal organização patronal da Catalunha, teve palestra de Joan Clos, ex-diretor executivo da ONU Habitat e ex-prefeito de Barcelona, que apresentou a Nova Agenda Urbana, uma série de diretrizes globais para estimular o desenvolvimento sustentável nas cidades a longo prazo. O compromisso surgiu após a 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III). Clos também mostrou algumas das experiências quando comandou a cidade de Barcelona, considerada uma das cidades mais inteligentes do mundo. 

Ele foi acompanhado pelo ex-presidente da IASP (Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação, na sigla em inglês), Josep Piqué, que também contou sua experiência como CEO do Bairro 22@, uma antiga área industrial totalmente revitalizada para se tornar um polo de inovação da cidade. No local, se instalaram empresas que realizam testes e pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras voltadas ao urbanismo, educação, mobilidade, sustentabilidade e que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.
 

Em seguida, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, falou sobre os desafios e oportunidades do setor de smart cities no Brasil. Greca ressaltou os avanços que a capital paranaense vem desenvolvendo e como vem sendo fomentado o ambiente de inovação da cidade.

“Apostamos na ideia da inovação e estamos desencadeando um processo criativo sem precedentes, pois Curitiba tem o compromisso de melhorar a qualidade de vida de sua população com uma gestão moderna e inteligente”, afirmou ele, citando algumas das inovações da cidade como o Vale do Pinhão, o aplicativo Saúde Já, o Worktiba Barigui, e os Faróis do Saber e da Inovação.

“O grande objetivo da missão é aproximar os gestores e executivos de soluções e tecnologias que podem melhorar a qualidade de vida nas cidades por meio da inovação. Para isso, nada melhor que conhecer os exemplos de Barcelona, uma referência no tema de cidades inteligentes, e que já implementou diversas soluções que fazem a diferença na vida das pessoas”, explicou o cofundador e diretor de marketing do iCities, André Telles. 


Visitas

Na tarde de segunda-feira, a comitiva conheceu o Barcelona Supercomputing Center – Centro Nacional de Supercomputação (BSC-CNS) da Espanha. Eles viram como funciona a computação de alto desempenho (HPC) e o gerenciamento do MareNostrum, um dos mais poderosos supercomputadores da Europa. O objetivo da visita foi demonstrar a importância estratégica de uma estrutura como esta para o desenvolvimento de pesquisas e projetos globais para a melhoria da qualidade de vida por meio da tecnologia.

A partir dessa terça-feira, os integrantes visitarão o Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, organizado pela FIRA Barcelona. A oitava edição do evento deve receber 18 mil pessoas de mais de 700 cidades de todo o mundo, além de cerca de 100 prefeitos, 400 palestrantes e 800 expositores, entre elas grandes empresas como Microsoft, Cisco, Huawei, Siemens, Bosch, SAP e MasterCard. Diversos países, incluindo o Brasil, têm espaços destinados a exibir soluções e inovações próprias. 

“Barcelona e a FIRA Barcelona firmaram diversas parcerias entre cidades do mundo, que sediam os eventos regionais, e o Brasil é um grande centro de desenvolvimento de temas relacionados a cidades inteligentes. 
Curitiba, especialmente, é a cidade mais sensível e a que mais realiza ações inovadoras. Podemos considerar a cidade a capital das smart cities do Brasil”, afirma Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona, lembrando sobre a realização do Smart City Expo Curitiba em 2018. No ano que vem, a cidade realizará a segunda edição do evento em 21 e 22 de março de 2019. 

A cidade de Curitiba está concorrendo ao prêmio Smart City Awards, na categoria Ambiente Urbano, com o programa Horta do Chef, que incentiva agricultores urbanos a venderem parte dos alimentos que cultivam a restaurantes de Curitiba. Atualmente, são 25 áreas cultivadas por cerca de mil famílias de produtores urbanos. O projeto foi selecionado entre mais de 473 projetos criados por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de 57 países. O prêmio reconhece projetos pioneiros, ideias e estratégias que promovam o desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo.

Sobre o iCities

O iCities é uma empresa de projetos e soluções na temática de cidades inteligentes, fundada em 2011, quando a discussão começava a emergir globalmente. Idealizadores de diversos fóruns e projetos educativos do segmento, além de consultorias e soluções “smart” para o setor público e privado.  

O iCities – Smart Cities Solutions é a principal empresa especializada em projetos e soluções para cidades inteligentes do Brasil. Fundada em 2011, seu propósito é desenvolver novas concepções ao desenvolvimento urbano afim de promover uma melhor qualidade de vida aos cidadãos, baseadas em fatores como sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e tecnologia. Tem unidades de negócios relacionadas a eventos, consultorias e soluções smart. 

A empresa é responsável por trazer para o Brasil o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento mundial de cidades inteligentes, único com a chancela da FIRA Barcelona, que acontece anualmente na capital da Catalunha. A segunda edição tem data marcada para os dias 21 e 22 de março de 2019.

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades

Visualizações do portal no mês passado


Curitiba em Destaque


Menu