Destaques

ads slot

Katheriny Mendes lança nova série do projeto Joias Performáticas


A ressignificação do corpo como parte da obra, norteia a terceira série do trabalho autoral da artista


No dia 14 de abril, das 17h às 21h, na Galeria Ponto de Fuga, a arquiteta e artista visual Katheriny Mendes apresenta a terceira série do projeto Joias Performáticas - uma exposição sensorial que exibe o conceito de arte vestível e o diálogo entre design e arte. Na ocasião, ela lança o e-commerce da marca e recebe o sketcher Fabiano Vianna, que representará em seus desenhos os convidados com as peças da artista.
A coleção apresenta peças em porcelana, moldadas e pintadas à mão, que revelam uma estética gráfica que ressignificam o corpo como parte da obra. São 100 peças - entre colares, gargantilhas, brincos e anéis - que trazem a linha, o traço e o gesto como principal elemento. O color block e as cores chapadas, característica do trabalho da artista, dão espaço na terceira série ao amarelo ocre, branco puro, preto brilhante e algumas surpresas com a porcelana pigmentada.
Todas as peças são feitas manualmente e a artista é responsável por 90% de todo o processo, desde a pesquisa, criação até o produto final. “O processo de slow fashion permite um nível de exclusividade em cada peça, que é modelada à mão, de forma única”, explica Katheriny, que tem formação na Belas Artes e arquitetura. “Muito me agrada a interação do processo criativo de uma peça de arte com o mundo da moda. Andy Wohrol já fazia isso nas suas produções e o resultado é o de que quando falamos de um produto de arte, que também é design, como é o caso das Joias Performaticas, o diálogo entre tendência e arte é muito interessante”, completa.
O primeira série foi lançada e setembro de 2018 e a terceira está programada para abril de 2019, e seguem a ideia da liberdade, exclusividade e permitir ser quem você realmente é. “Independentemente da idade, estilo ou gênero, acredito que quem se identifica com uma joia performática se identifica também com o slowfashion, com o design autoral e com  a liberdade de ser quem você é. Usar uma joia performática é escolher um acessório contemporâneo, e mais do que isso, é um manifesto de que a arte não se limita a um espaço expositivo, ela existe para nós e está no nosso dia-a-dia”, completa.
O trabalho da artista pode ser acompanhado no Instagram @joiasperformaticas e também no site www.joiasperformaticas.com.br. Após o lançamento, as peças também estarão disponíveis na loja Ôda Design Club, que fica na Al.Prudente de Moraes, 1239 – Centro.


Sobre Katheriny Mendes:
Katheriny Mendes é arquiteta e artista visual, possui trabalhos que fluem em uma diversidade de mídias como: pintura, desenho, escultura e gravura. E revelam uma linguagem que não pede licença poética aos apegos formais.
O Projeto Jóias Perfomáticas é uma exposição sensorial que apresenta o conceito de arte vestível e o diálogo entre design e arte. Em sua terceira série, peças em porcelana, moldadas e pintadas a mão nos revelam uma estética gráfica que ressignificam o corpo como parte da obra.
@joiasperformaticas
@art_arqkatherinymendes

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades


Curitiba em Destaque


Menu