Destaques

ads slot

H-AL recebe exposição do multiartista Marcel Fernandes


 “O céu que me trouxe o mar” traz objetos que são o desdobramento da pesquisa sobre formas do Universo

O sempre efervescente ateliê da H-AL recebe a exposição “O Céu me trouxe o mar”, do artista visual antoniense Marcel Fernandes, que têm encantado os apreciadores de objetos com suas cerâmicas surpreendentes e originais. A mostra é o resultado de uma pesquisa fotográfica que originou a série de objetos cerâmicos inspirados em Encélado,o sexto maior satélite natural de Saturno. A mostra permanece no local até o dia 03 de julho.  Os objetos estarão disponíveis para venda.
Apaixonado por astronomia, Marcel fez do hobby referência para sua manufatura. De seu ateliê saem cerâmicas únicas modeladas a mão, que passeiam entre o decorativo e o utilitário aprofundando sua incursão no design. “O contato com a terra foi essencial para despertar algo que buscava há muito tempo e não sabia ao certo o que era: o poder transformador da matéria”, afirma Marcel Fernandes.

A estética do trabalho repousa numa tentativa primeira de criar um novo mundo, decodificando as formas orgânicas encontradas na Terra, nas novas luas e planetas recém-descobertos e que compõem a rica trama do universo. “Os mistérios das forças que agem na natureza me instigam e são recriados de forma delicada e quase imperceptível, outras brutal, num ato de compreender e comunicar a matéria da qual somos formados. Resgato o fazer cerâmico artesanal, livre e orgânico, no intuito de criar peças únicas e afetivas, carregadas de poesia”, completa Marcel.

O projeto
As fotografias que formaram a primeira etapa do projeto “Kepler-186F” já foram expostas no Museu de Arte e História de Durango, na Espanha; no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba; além de terem sido selecionadas e apresentadas no IV Fórum Latino Americano de Fotografia, no Itaú Cultural, em São Paulo. Posteriormente, o projeto recebeu as Rochas de Kepler, acessórios estelares místicos já apresentados na H-AL, e agora a pesquisa ganha mais um desdobramento, as cerâmicas da linha Enceladus.

H-AL
Paralelamente à mostra, os convidados poderão conhecer a coleção “inefável”, com a arte-vestível da H-AL homenageando a maternidade, a mãe-mulher, a energia feminina que rege o mundo. A palavra “inefável” foi escolhida pelo fato de a maternidade não poder ser nomeada, designada ou descrita, por ser naturalmente complexa, intensa, bela e indescritível.

Os dois e a marca H-AL
Alexandre Linhares e Thifany F., estilistas da H-AL, têm uma linguagem autoral, intuitiva com propostas inesperadas, de fazer arte vestível. Em 11 anos de mercado, têm atraído e fidelizado um grupo heterogêneo de usuários com uma proposta que foge do senso comum e passa ao largo do mainstream. A marca registrada dos estilistas surgiu e se manteve na última década com valores e processos, à princípio, altruístas, porém cada vez mais inegociáveis no sistema da moda, tais como, upcycling, redesign, zero waste, localvore e economia circular. Uso aleatório de tecidos misturados sem lógica aparente. Desfiles e apresentações nada convencionais, coleções sem tema e modelos fora do padrão. O conjunto da obra leva a pensar sobre novas possibilidades éticas e estéticas e no ato da reflexão. @halartetextil  // www.h-al.com  
Sobre Marcel Fernandes
Nasceu e reside em Antonina, litoral do Paraná. Desenvolve trabalhos em fotografia, cerâmica e poesia. Já realizou diversas exposições individuais e coletivas, tendo destaque a exposição Ícaro e o Labirinto, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba; Poesia Agora no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo; Begira Photo Festival, em Durando; e, Artistas Emergentes do Brasil, no Espacio Menosuno, em Madrid. Tem publicado seus poemas e fotografias em revistas literárias nacionais e internacionais, como Escamandro, Gueto, Mallarmargens, Parênteses e as portuguesas Enfermaria 6 e Piolho, além de ter lançado o livro “O Cochilo do Céu”, pela Kotter Editorial. Com suas cerâmicas participou do Festival Subtropikal, Ôda + Feira na Rosenbaum e Casa Cor Curitiba 2019. @studiomarcelfernandes // facebook.com/studiomarcelfernandes.

Serviço:Exposição O Céu que me trouxe o mar com Marcel Fernandes
Até 3 de julho
H-AL: Alameda Prudente de Moraes, 445   

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades


Curitiba em Destaque


Menu