Destaques

ads slot

Um espaço para narrativas: vida, livros e vinhos. CIDADE SEM FIM, por Josiane Orvatich






O casal Tati e Edu, juntos há doze anos, decidiram construir um espaço na cidade que refletisse o estilo de vida que tanto desejavam, mais intimista, rodeado de amigos e cultura, “um espaço para ficar e desacelerar o dia”, conta Tati. O projeto resultou no Gabo Livros & Vinhos, iniciado em julho de 2018. Ali, o antigo hábito de tomar uma taça quer resgatar o sentido do vinho presente no cotidiano e desmistificar a bebida como restrita e pouco acessível.




Como os livros, paixão do casal e outra peça-chave do local, os vinhos contam histórias, seja das pessoas que produziram, da região das uvas, do clima ou das diferenças culturais entre povos. O fio condutor é, portanto, a narrativa. Livros escolhidos como se fossem para a biblioteca de casa, livros já lidos ou na sua iminência, e vinhos descobertos para serem compartilhados. “Não podemos desistir de aproximar as pessoas dos livros, dos vinhos e das histórias”, diz Tati, considerando a loja como um espaço de resistência pela cultura, pela celebração e pela companhia.





A música ambiente é mais uma narrativa. A playlist toca músicas latino-americanas, o que nos remete ao nome do espaço, uma homenagem ao escritor colombiano Gabriel García Márquez, o Gabo, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Outra referência latina para o projeto foi Buenos Aires, admirada pelo casal pela quantidade de livrarias, cafés e espaços culturais de convívio pipocando pelas ruas da cidade.



Tati organiza o evento “Só mulheres”, em que a degustação e proximidade com os vinhos é incentivada, além de se experienciar o manuseio das garrafas e utensílios. A ideia nasceu da percepção de que a cultura do vinho é ainda bastante masculina, e que seria interessante olhar para essa cena e dar lugar também ao feminino. Para ela, “é um momento de sinergia entre as mulheres e celebração em torno do vinho”. Há diversas outras atividades criadas para inspirar o encontro entre pessoas e a intimidade com os livros e vinhos.




E é assim que Tati, cuja preferência são os vinhos tintos robustos, e Edu, que já opta pelos brancos e doces, seguem com a casa aberta para receber novos e velhos amigos para compartilhar histórias de vida, livros e vinhos.





Vem conhecer:

Local: Gabo Livros & Vinhos


Rua Silveira Peixoto, 601, Bairro Água Verde


Horários: Terça a sábado das 15h às 22h


Telefone: (41) 99202-0601


http://gabovinhos.com/





Fotos: Josiane Orvatich







Josiane Orvatich. Escritora e
Editora do site Tempo de Morangos.


http://tempodemorangos.com.br/






Instagram @curitibaemdestaque

Novidades

Visualizações do portal no mês passado


Curitiba em Destaque


Menu