Destaques

ads slot

Criaturas Fantásticas: uma exposição de arte em que a criança é a protagonista


“Criaturas Fantásticas”, projeto inédito e gratuito que quer democratizar o acesso da criança à cultura e à arte, pode ser conferida gratuitamente no Muma



 Uma exposição de arte inédita em seu formato está em cartaz em Curitiba, no Muma – Museu Municipal de Arte (Portão Cultural). Criaturas Fantásticas é um projeto voltado à infância: um espaço livre, que permite que a criança seja protagonista de sua experiência cultural, por meio de dispositivos interativos (recursos lúdicos, sensoriais e participativos) e de um ateliê que abre os espaços do museu para que ela faça parte da exibição.

Os ambientes da exposição foram projetados de forma que as crianças explorem os sentidos e as sensações, brincando e compartilhando dessa experiência com outras crianças. Não existem obras de arte para serem contempladas e compreendidas de maneira formal. O que existe são dispositivos que convidam à experimentação, ao convívio com o outro, à colaboração, ao toque e à reflexão. As peças que fazem parte dessa exposição têm como principal premissa a necessidade da ação do indivíduo e da participação do outro para gerar sentido: isto é, a obra só existe no encontro com as pessoas.

A exposição foi desenhada em um processo contínuo de escuta junto às crianças, partindo do entendimento que a cultura na infância é essencialmente transversal. A ação cultural não deve ser apenas de uma via: o protagonismo da criança na própria cultura não pode ser ignorado.Criaturas Fantásticas é um projeto que reconhece que o lugar de participação e envolvimento do público infantil é intrinsecamente indissociado da cultura.

O projeto é uma idealização das produtoras culturais Ana Hupfer e Flavia Milbratz, que juntas encabeçam a Gloriosa Produção Cultural – empresa que têm desenvolvido diferentes projetos culturais em Curitiba. “A criança tem uma maneira de brincar o mundo e é preciso criar espaço para que elas possam habitar. Nós entendemos que precisamos pensar na cultura da, para, com e pela infância, de forma transversal, reconhecendo o protagonismo da criança nessa relação”, diz Hupfer.

“Criamos um espaço focado nas experiências sensíveis, que devolve para a criança o que é seu por direito: brincar, explorar, conhecer, experimentar e, sim, tocar! O universo infantil é um território de liberdade no qual tudo é possível. Na nossa exposição são soberanas e infinitas as possibilidades de olhar, escuta, toque e sentimento.”, complementa Milbratz.

A exposição conta com mediadores para acompanhar o percurso das crianças por esse espaço, mas a experiência de fruição não é cerceada: instigando a interação e a descoberta —mas jamais direcionando e limitando o olhar e a ação da criança. A exposição tem como proposta valorizar os percursos infantis e a ampliar as experiências estéticas, sensíveis e culturais de cada indivíduo. “Acreditamos que o contato do público infantil com o universo das exposições artísticas pode ser uma experiência transformadora – mas, para isso, é preciso que as iniciativas se aproximem, transformem e se permitam ser transformadas pelas crianças”, comenta Ana Hupfer.

A mostra extrapola as paredes do museu, com uma frente de atuação junto à professores da rede pública de ensino, com oficinas de formação e distribuição de kits educativo – que são um apoio a esses profissionais para desenvolver o seu trabalho na sala de aula. Além disso, escolas da cidade e Região Metropolitana podem agendar gratuitamene a visita mediada para seus alunos.

Em cartaz no Muma – Museu Municipal de Arte (Portão Cultural), a exposição tem entrada gratuita e segue em exposição até dia 1º de setembro. O projeto é realizado com incentivo do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC), da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba; e apoio cultural do Grupo Marista. Acompanhe as informações de Criaturas Fantásticas pelas redes sociais oficiais, pelo Facebook @expo.criaturasfantasticas e Instagram @criaturasfantasticas.expo


Sobre Gloriosa Produção Cultural – Ana Hupfer e Flavia Milbratz criaram a Gloriosa porque acreditam que a cultura pode gerar transformações significativas para as pessoas e para o mundo. As duas profissionais – que têm mais de uma década de experiência em diferentes iniciativas e instituições da produção cultural – criaram a empresa e guiam seu trabalho na criação de redes, de espaços de expressão e na promoção dos elementos afetivos da experiência cultural. Nossa crença é que a ação cultural deve estar no coração da renovação das cidades e na integração das pessoas, pois é preciso promover o que nos une. A Gloriosa, além da exposição Criaturas Fantásticas, faz a produção e curadoria artística do Festival de Impacto; idealizou e realiza a Mamute – Feira Gráfica de Rua; e – entre outros projetos – irá realizar a Virada Sustentável Curitiba.



SERVIÇO

Exposição Criaturas Fantásticas
Quando? De 1º de junho a 1º de setembro de 2019
Quanto? Entrada gratuita
Onde? Muma – Museu Municipal de Arte (Portão Cultural)
Av. Rep. Argentina, 3.432 – Portão
(em frente ao Terminal de Ônibus do Portão)
Horário de visitação:
de terça a domingo, das 10h às 19h
Agendamento de escolas:
gloriosacultural@gmail.com
Classificação: Livre

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades

Visualizações do portal no mês passado


Curitiba em Destaque


Menu