Destaques

ads slot

Artista Claudia Lara inaugura exposição “Ave Mãe” em Curitiba


   Mostra da artista premiada iniciará no
dia 05 de setembro no Museu Guido Viaro
 
Crédito de foto(Eve Ramos)

C
uritiba receberá a exposição “Ave Mãe”, da artista Claudia Lara, a partir do dia 05 de setembro (quinta-feira) no Museu Guido Viaro, com inauguração marcada para às 19h. Na mostra, que seguirá na capital paranaense até o dia 28 de setembro com curadoria de Uiara Bartira e projeto expositivo de Julia Ishida, serão apresentadas aproximadamente 20 obras, compostas por pintura, pintura com bordado, assemblages, bordados e uma instalação. A exposição “Ave Mãe” é um projeto de Lei de Incentivo à Cultura, incentivado pela Fundação Cultural de Curitiba e pela Celepar, com produção cultural de Thereza Oliveira.

Em “Ave Mãe” destacam-se, além das pinturas de Claudia, as obras costuradas que foram feitas de forma colaborativa com outras oito artistas. No museu estará à disposição dos visitantes um catálogo gratuito – publicado pela Editora Medusa – com cerca de 80 páginas, contendo fotos, textos críticos e informações sobre a exposição. Também serão realizadas duas palestras gratuitas no Auditório do Museu Guido Viaro, com as artistas visuais Elisa Lobo (dia 06/09, às 16h) e Bernadete Amorim (dia 19/09, às 16h) e uma visita guiada pela exposição com a artista plástica Uiara Bartira (25/09, também às 16h).

Graduada em Educação Artística pela Faculdade de Artes do Paraná e pós-graduada em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas do Paraná (EMBAP), Claudia Lara atua na área desde 1995. Com vasta experiência em exposições coletivas e individuais, ela acumula participações e prêmios em eventos nacionais e internacionais (Espanha, EUA, França, México, entre outros).
  
Crédito de foto (Dico Kremer)

“O projeto ‘Ave Mãe’ vem em continuidade a trabalhos anteriores em que a motivação e a reflexão surgiam de memórias afetivas em relação à figura materna. Por isso o uso da matéria têxtil, que remete ao macio, ao aconchego, o uso de retalhos costurados e a inspiração em fotos de família em representação figurativa através de desenho e pintura”, aponta Claudia. A artista também comenta que essas obras espelham a sua representação pessoal do feminino. “As mulheres são esse emaranhado de pensamentos, sentimentos, emoções e ações no seu cotidiano”, afirma.

Ela revela que o projeto se desenvolveu como uma experiência coletiva, já que várias mudanças foram realizadas durante a convivência com a equipe de trabalho e pessoas envolvidas. “Sozinha eu não teria esse resultado. Será uma exposição que terei muita alegria e orgulho de apresentar nesse momento da minha vida”.

Como contrapartida social, serão realizadas ainda oficinas fechadas para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Nessas oportunidades, serão trabalhados temas como feminilidade e afetividade.

Serviço – Exposição “Ave Mãe
De 05 a 28 de setembro
Inauguração: 19h
Local: Museu Guido Viaro (Rua XV de Novembro, 1348, Centro)
Funcionamento do museu: de terça-feira a sábado, das 14h às 18h

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades


Curitiba em Destaque


Menu