Destaques

ads slot

Orientações farmacêuticas é tema de palestra gratuita para idosos

Encontro acontece neste sábado (31), no VITA Batel
Fachada Hospital VITA Batel (Crédito Rafael Danielewicz)

A edição de agosto do Viver Mais VITA terá como tema orientações farmacêuticas. O ciclo de palestras mensais gratuitas promovido pelo Hospital VITA, localizado no Batel, que leva informações voltadas à saúde e bem-estar de pessoas com mais de 60 anos, será realizado neste sábado (31), a partir das 8h, e será ministrado pela farmacêutica Miriandre Aparecida de Almeida.
Miriandre conta que os medicamentos quando mal utilizados ou usados em excesso, podem causar problemas como efeitos colaterais indesejáveis, intoxicação, ausência ou diminuição do efeito.
Segundo a farmacêutica, medicamentos podem sofrer alterações na sua estrutura e função dependendo das condições de armazenamento, se administrados juntamente com outros medicamentos e alimentos ou quando tem sua forma farmacêutica alterada. “Alguns medicamentos quando partidos ou amassados tem sua ação comprometida. Por isso, ao iniciar um tratamento é importante conhecer as recomendações e informações sobre o medicamento, em especial o modo correto de usar”, destaca Miriandre.
Outro fator que pode contribuir para falha terapêutica é ausência de adesão ao tratamento, quando o paciente deixa de tomar o medicamento conforme orientado pelo médico ou farmacêutico. Miriandre alerta que interromper um tratamento antes do tempo indicado por estar apresentando melhora pode ocasionar retorno ou agravamento do problema. Se tratando de antibióticos, pode selecionar bactérias resistentes ao efeito do medicamento.
A farmacêutica vai falar também sobre reações adversas que podem ocorrer decorrente do uso de medicamentos, cuidados que devem ser tomados na armazenagem e administração para obter o melhor efeito e como descartar adequadamente quando sobram ou vencem.
O Viver Mais VITA oferece aos participantes exames laboratoriais, seguido de café da manhã, palestra e atividades físicas e culturais - que têm como objetivo incentivar e melhorar a qualidade de vida dos idosos. O programa conta com o apoio do Lanac - Laboratório de Análises Clínicas, que oferece exames preventivos aos 30 primeiros inscritos. Para participar do evento, que tem vagas limitadas, é necessário fazer inscrição pelo telefone (41) 3883-8414.
Terceira idade
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 26,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 13% dos habitantes do país, mas a estimativa é que em 2060 salte para 56 milhões. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade represente 14% da população global até 2040.



SERVIÇO

Programa Viver Mais VITA
Palestra " Orientações farmacêuticas”, com a farmacêutica Miriandre Aparecida de AlmeidaData: sábado, 31 de agosto, a partir das 8h
Local: Hospital VITA - Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 - Batel - Curitiba – PR
Informações e inscrições: (41) 3883-8414
Participação gratuita

Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP. O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial. www.hospitalvita.com.br

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades


Curitiba em Destaque


Menu