Destaques

ads slot

9º Prêmio Ibema mostra que interesse pela gravura é eterno


Mostras e cursos se multiplicam e indicam que arte manual sobrevive na era digital
terceiro lugar_sem titulo_Silvia da Silva

A arte da gravura tem tradição em Curitiba, com mostras recorrentes e muitos artistas interessados nessa linguagem. Mesmo na era digital e da hiperconexão, o interesse por sua magia manual é crescente e fala muito sobre a necessidade de viver em comunidade, de se expressar e esperar o tempo de maturação das coisas.
Por isso o tema deste 9º Prêmio Ibema Gravura, que está com inscrições abertas até 30 de setembro, é “A arte transformando o mundo”.
“O Prêmio Ibema vem resgatar o interesse institucional na linguagem da gravura”, afirma a gravurista Uiara Bartira. “Os processos de arte não morrem, eles apenas se alteram ciclicamente em importância, na medida que novas técnicas são incorporadas às diferentes mídias.”
O designer, consultor da Ibema e pesquisador da arte da gravura Fábio Mestriner considera que essa arte preserva em si uma história monumental, e que isso a mantém viva. “Seu valor está justamente nesse legado que a conecta com a essência da criação artística e da comunicação em escala ampliada”, explica.
Como participar
A Ibema Papelcartão, terceira maior fabricante nacional de papel para embalagens, promove o único concurso da área na iniciativa privada. Podem participar estudantes matriculados em cursos como Artes Plásticas, Design, Arquitetura e cursos técnicos de Desenho e similares.
As gravuras enviadas devem ser originais, em cinco cópias devidamente numeradas e assinadas a lápis, e não podem ter participado de concursos anteriores.
São aceitas técnicas diversas, como xilogravura, calcografia ou gravura em metal, litografia/zincografia, linóleo gravura, fotogravura digital e arte híbrida nas técnicas de gravura.
Os prêmios aos primeiros colocados variam de R$ 500 a R$ 5 mil. Para se inscrever e conferir o regulamento, acesse 
Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 140 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 800 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês:www.ibema.com.br.

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades


Curitiba em Destaque


Menu