Destaques

ads slot

Festival Infantil Cirandar 2019 destaca atividades recreativas para crianças em Curitiba e Foz do Iguaçu

Cirandar-Crédito Estevan Reder-Marcelo Stammer


Educação e cultura formam a base de toda a sociedade. Para preservá-las, é necessário incentivar a busca pelo conhecimento desde cedo nas crianças, e de uma forma lúdica, para que aprendam com diversão, guardando ótimas lembranças sobre a importância do saber. Com esse pensamento, foi criado, em 2012, o Festival Infantil Cirandar, um evento cultural e recreativo destinado às crianças e a toda população paranaense.

Realizada em parceria com a comunidade artística, produtores, iniciativa privada e iniciativa pública, a edição 2019 do evento terá duas etapas, em Curitiba e em Foz do Iguaçu. Em destaque, uma programação de altíssima qualidade para entreter as crianças e todas as famílias, um espetáculo que reúne tópicos do folclore infantil com roupagens atuais por meio de cirandas de roda, contação de histórias, circo, teatro, música, dança e performance.

Na capital, o festival será realizado no dia 5 de outubro, no Colégio Estadual Professora Maria Balbina Costa Dias, no bairro Tarumã, com shows das bandas Denorex 80, Charme Chulo, Arnica (formada por músicos dos grupos Trombone de Frutas e Bananeira Bras Band), Pacific Jazz, além da Banda Cirandar, com Raissa Fayet, Iria Braga, Du Gomide e Denis Mariano. Haverá ainda atividades da Casa Labirinto e práticas de yoga e meditação e oficina de literatura.

Em Foz, o evento acontece no dia 12 de outubro, na Praça da Paz, com apresentações folclóricas brasileiras e de países da América Latina, cortejo de maracatu e com a participação das comunidades árabe, chinesa e japonesa.

O projeto desenvolve ações gratuitas e voltadas a crianças em situação de vulnerabilidade social através de parcerias firmadas com secretarias de Educação para escolas da rede pública. A expansão do Cirandar para o interior do Paraná começa a se confirmar com a chegada do evento em Foz do Iguaçu.

Uma das metas do projeto é a descentralização da cultura, entregando às populações locais um produto de ótima qualidade e impacto positivo em todas as suas esferas. “Através das atividades realizadas, buscamos aproximar o público – as crianças e toda a comunidade – de um conteúdo fadado ao esquecimento, tornando-o mais palatável, atualizado e numa linguagem acessível, preservando nossas raízes. A intenção é criar uma cultura de informação da arte, do resgate dos valores tradicionais”, afirma Beth Capponi, organizadora do Cirandar

A característica social do Cirandar é reforçada ainda mais em 2019 com a escolha da Escola Maria Balbina como sede do evento. Há dois anos, o prédio administrativo da instituição foi totalmente destruído por um incêndio, causando a perda de materiais e recursos. A escola se reergueu em 2018 e continua seu processo de recuperação, que recebe agora o apoio do Festival Infantil Cirandar.

História do Cirandar

A primeira edição do Festival Infantil Cirandar foi realizada em 2012, no Grande Auditório do Teatro Guaíra, em uma ação voluntária de produtores, artistas e empresários. A partir de 2013, o evento passou a ser realizado no Parque Barigui para um público de mais de 20 mil pessoas, fazendo parte das festividades do Dia da Criança organizadas pela Prefeitura Municipal de Curitiba.

Em 2014, em conjunto com o projeto Evoluir Sustentável de São Paulo, o Cirandar passou a ter oficinas de arte e sustentabilidade, realizadas em paralelo com a programação cultural que acontece no palco. Sempre realizado de forma independente, a partir de 2018, o projeto recebeu a chancela de dois mecanismos de incentivo: Lei Rouanet e Mecenato Municipal de Curitiba.

A edição 2019 do Festival Infantil Cirandar é realizada com apoio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania e patrocínio da Sanepar. Em Curitiba, o evento tem correalização da Bell'Art Produções Artísticas LTDA. Em Foz, o festival tem apoio da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, através da Diretoria de Assuntos Internacionais, além da correalização da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

Serviço:
Festival Infantil Cirandar 2019

Em Curitiba
Data: 5 de outubro
Local: Colégio Estadual Professora Maria Balbina Costa Dias (Rua Konrad Adenauer, 668 – Tarumã).
Horário: das 13h às 19h.
Atrações: Show das bandas Denorex 80, Charme Chulo, Arnica, Pacific Jazz e Cirandar; atividades da Casa Labirinto e práticas de yoga e meditação, oficina de literatura.
Entrada gratuita.

Em Foz do Iguaçu
Data: 12 de outubro
Local: Praça da Paz (centro da cidade)
Horário: das 13h às 19h.

Atrações: Cirandas de roda, maracatu, circo, música, dança e performances; apresentações folclóricas brasileiras e de países da América Latina; yoga, espaço lounge com brincadeiras; participação das comunidades árabe, chinesa e japonesa.


Crédito das fotos: Estevan Reder-Marcelo Stammer

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades


Curitiba em Destaque


Menu