Destaques

ads slot

Bourbon Curitiba Convention Hotel exibe acervo de Guido Viaro

Artista paranaense retratou a natureza do estado em suas obras.
Crédito da foto: Divulgação

O Bourbon Curitiba Convention Hotel oferece para hóspedes e clientes um ambiente rico em cultura e arte. O Tom Espaço Gastronômico, ganhou este nome em homenagem a Tom Jobim, e traz em suas paredes algumas das mais belas letras do cantor. A arte está presente em diversas obras e mobiliários pelo empreendimento, e o maior acervo é o da Coleção Bourbon Guido Viaro, exposta no foyer do primeiro andar, entre a sala de eventos e o restaurante. Lá, podem ser vistas mais de 15 obras do artista que retratou a natureza paranaense e analisou, em suas pinturas, o aspecto social em cenas da vida urbana e rural, além de abordar temas religiosos.

As telas ficam expostas no primeiro piso, ao lado da entrada da sala de eventos e do Tom Espaço Gastronômico. A exposição é aberta ao público, e fica ainda mais gostosa aos sábados, acompanhada do delicioso caldinho de feijão, do Cantinho da Baiana, e das deliciosas caipirinhas servidas na feijoada do Bourbon.

Sobre o artista
Guido Pellegrino Viaro nasceu em Badia Polesine, na Itália, em 1897, mas foi na cidade de Curitiba que passou maior parte de sua vida. O pintor e professor ítalo-brasileiro, já estudava pintura, paralelamente à educação primária e depois de servir na I Guerra Mundial, viajou pela Europa e estudou arte em Veneza e em Bolonha.

Mudou-se para o Brasil em 1927, trabalhou como ilustrador e caricaturista em São Paulo, além de fazer a decoração de lojas e moradias. Em 1929 chegou em Curitiba, onde entrou em contato com Theodoro de Bona e Alfredo Andersen, e ilustrou a revista Joaquim ao lado de Poty, em 1946. Guido foi professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), desde o ano de sua fundação e um museu com seu nome foi criado em Curitiba em 1975, quatro anos após seu falecimento.

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades


Curitiba em Destaque


Menu