Destaques

ads slot

Comemoração do Dia dos Morto no Porcadeiro

Casa terá programação temática especial tem novembro, com pratos diferenciados.

O Dia do Mortos é uma celebração tradicional mexicana que honra os falecidos. Começa no dia 31 de outubro  e vai até o dia 2 de novembro, coincidindo com tradições católicas na América Latina. A UNESCO declarou a celebração mexicana como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

As origens destas festas no México remontam a períodos pré-hispânicos. Há relatos de que astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. 

O festival, que se tornou o Dia dos Mortos no México, era comemorado no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, e era celebrado por um mês completo. As festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a "Dama da Morte" (do espanhol: Dama de la Muerte) e as festividades eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos.

É uma das festas mexicanas mais animadas, com muita comida, festa e música. Os doces preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar. Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.

Assim, através da parceria entre Porcadeiro e a cozinheira mexicana Danny Nieto (que vive em Curitiba há 5 anos), serão oferecidos 2 eventos com a temática do dia Dos Mortos, para celebrar a vida em grande estilo!

Progamação
2/11 – Dia dos Mortos
Comida e decoração mexicana, por Danny Nieto. Haverá Burritos, Nachos, Enchiladas Rojas, Bolachas de Caveira e ainda um altar para a Frida Kahlo.
Horário: das 11 às 16h. Entrada livre. Valores das comidinhas a partir de R$5,00. 

12/11 – Oficina “Aprenda a Fazer Caveiras de Açúcar e Bolachas de Caveira”
Curso mão na massa para aprender a tradicional doçaria mexicana, em comemoração ao Dia dos Mortos.
Horário: das 17 às 21h. Investimento R$170,00. Reservas antecipadas.

Serviço:
Porcadeiro - De Tudo um Porco
Rua Paula Gomes, 13 – Centro – Curitiba PR
Informações (41)3151-1494 ou  @porcadeiro

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades


Curitiba em Destaque


Menu