Destaques

ads slot

Concerto didático com Duo Aurore e Liana Justus

Renata Bittencourt e Diego Munhoz participam do evento de música clássica que acontece no Espaço Cultural Capela Santa Maria.
Crédito da foto: Divulgação

No dia 4 de novembro, às 20 horas, quem gosta de música clássica poderá combinar duas experiências raras no Espaço Cultural Capela Santa Maria. Com entrada gratuita, a série de concertos didáticos Bravíssimo, organizada pela Unicultura, traz para apresentação única em Curitiba o Duo Aurore, formado pelos pianistas Renata Bittencourt e Diego Munhoz. Eles serão acompanhados, no palco, por Liana Justus, uma das principais especialistas em formação de plateia do Brasil.

Renata e Diego se notabilizaram na Europa pelos concertos a quatro mãos, nos quais tocam aos mesmo tempo o piano, obtendo um som único do instrumento musical. Eles preparam um espetáculo com oito composições, de Ravel ao brasileiro Ernesto Nazareth, que prometem encantar até mesmo uma audiência que não esteja familiarizada com música clássica. 

O Duo Aurore foi premiado pela Fundação Cziffra em 2017 e, em 2016, ficou em segundo lugar no Concurso Internacional de Piano a Quatro Mãos de Mônaco. A dupla especializou-se no Conservatório Regional de Paris, na classe de Emmanuel Strosser. O repertório vai de Bach e Mozart a compositores contemporâneos e inclui também transcrições de música brasileira.

Em duas horas, Liana Justus, especialista em Música, dará dicas a quem deseja começar a ouvir música clássica, falando do repertório escolhido pelo Duo Aurore e daquilo que torna a música instrumental especial. “A ideia é motivar as pessoas, pois se elas estiverem apaixonadas irão atrás desse maravilhoso mundo da música clássica”, garante. 

“Nos meus 25 anos de experiência, pude levar a música clássica aos mais diversos públicos, das periferias de grandes cidades a associações profissionais, de médicos e engenheiros. A receptividade é sempre maravilhosa e a vontade de saber é a mesma, o que mostra o poder da música”, explica Liana Justus. “Conhecer nos proporciona um entendimento e compreensão que leva ao prazer da escuta musical”. 

Projeto Bravíssimo
Liana Justus está na linha de frente do inovador projeto Bravíssimo, que a Unicultura realiza no Oeste do Paraná, na cidade de Medianeira. Diferente da realidade de Curitiba, o município de 20 mil habitantes ganhou, em abril de 2019, o seu primeiro piano de cauda. Em parceria com a Frimesa, por meio de lei federal de incentivo à cultura, a Unicultura adquiriu um piano de cauda Samick NSG 228, para uso da cidade.

“São poucas as cidades do Brasil que possuem um piano com essa qualidade. No Paraná, com 399 municípios, dá para contar nos dedos das mãos as cidades que têm esse instrumento. Medianeira agora está entre as grandes cidades do Estado”, ressalta Ricardo Trento, diretor da Unicultura. Desde então, mensalmente, a Unicultura e as empresas parceiras (Frimesa, Lar Agroindustrial, Fertipar, Publicar Painéis e Rede Costa Oeste) realizam um concertos didáticos gratuitos.

Sucesso de público, a atividade tem levado 200 pessoas, por dia de apresentação, em média, ao CPC Arandurá - onde são realizados os concertos. O concerto didático com o Duo Aurore foi realizado lá no fim de outubro e agora será reapresentado em Curitiba. Criada por Ricardo Trento há dez anos, a Unicultura tem mais de 20 iniciativas na sua carteira de projetos culturais, reconhecidos pelo alto impacto social do que realiza. O show na capital tem o apoio da Fundação Cultural de Curitiba.

Serviço:
Concertos Didáticos Bravíssimo apresentam Duo Aurore
Onde: Espaço Cultural Capela Santa Maria (rua Conselheiro Laurindo, 273)
Quando: 4 de novembro, às 20h
Ingressos: Entrada franca, sujeito à lotação (276 lugares)

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades


Curitiba em Destaque


Menu