Destaques

ads slot

Fachada cor-de-rosa alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

LANAC mantém a iluminação durante todo o mês de outubro


No dia 1º de outubro, a sede central do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas ganha nova cor. A fachada cor-de-rosa é um alerta para a prevenção e cuidados com a saúde da mulher, em prol do Outubro Rosa - campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para detectar a doença, o autoexame – que consiste em apalpar a região dos seios e das axilas em busca de possíveis alterações – e a mamografia, são os mais comuns e solicitados por especialistas. Porém, os testes de genética preventiva, ou medicina personalizada, são capazes de revelar riscos genéticos para o desenvolvimento de doenças: a genética é um fator determinante para a patologia, já que as mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 tornam a pessoa mais predisposta a desenvolver o câncer de mama.

“Os testes não revelam se o paciente terá ou não determinada doença, mas sim, se ele tem chances de desenvolvê-la em algum momento da vida. Assim, pessoas mais predispostas a determinados problemas podem adotar medidas preventivas simples ou assumir procedimentos mais rígidos para a prevenção, tudo de acordo com orientações do médico responsável”, explica o responsável técnico do LANAC, Marcos Kozlowski,

No LANAC, alguns testes genéticos disponíveis detectam a propensão ou sugerem alterações para o câncer de mama, pulmão, bexiga, esôfago, estômago, colo, reto, pâncreas, entre outros, e são realizados mediante requisição do médico. Porém, alguns marcadores, solicitados com frequência nos check-ups de rotina, também podem indicar alterações para a doença, como Papanicolau, marcadores tumorais, exames bioquímicos. “Fazer seus exames com periodicidade, manter uma boa alimentação, praticar atividades físicas, controlar o número do manequim e não ingerir bebidas alcoólicas ou fumar pode ajudar na prevenção do câncer de mama, e de outras doenças”, alerta o especialista.






Área de anexos

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades


Curitiba em Destaque


Menu