Destaques

ads slot

iCities discutirá diretrizes e áreas de atuação do Laboratório Urbano Experimental sediado no CRIA

Charrete Criativa do Rebouças pretende pôr luz sobre as necessidades do bairro curitibano.
Crédito da foto: Divulgação

Nesta semana, será realizado o primeiro evento Charrete Criativa do Rebouças, movimento que pretende levantar quais são as necessidades e potenciais de transformação por meio da inovação para o desenvolvimento do bairro Rebouças, em Curitiba. O encontro, organizado pela empresa especializada em soluções para cidades inteligentes iCities e parceiros, será realizado na próxima sexta e sábado (25 e 26) no CRIA - Campus Rebouças de Inovação e Aceleração.

Representantes da administração pública, de universidades, do setor privado e do terceiro setor participarão da discussão de diretrizes junto à comunidade, que será representada por meio de lideranças e comerciantes locais. Esse encontro definirá as áreas de atuação iniciais do Laboratório Urbano Experimental que será sediado no CRIA, e que se propõe a fomentar transformações dos espaços em busca de melhorar a qualidade de vida no Rebouças.

“Acreditamos que é essencial considerar a percepção dos diferentes atores junto aos moradores no processo de criar as diretrizes”, conta Juliana Palácios, coordenadora da Charrete Criativa e da consultoria do iCities.

Durante a manhã de sexta haverá a apresentação da Charrete para os presentes, que também poderão acompanhar o que já está sendo feito pelos diferentes atores da cidade e como a inovação pode impactar e acelerar a requalificação da região. No período da tarde será realizado um sprint utilizando ferramentas do design thinking para a compreensão dos desafios do bairro e a criação de soluções.

O sábado pela manhã será reservado para a construção das diretrizes do Laboratório Urbano Experimental. “No período da tarde será feita a prototipação e validação das soluções, bem como a definição dos próximos passos”, explica Juliana.

Por que charrete?
A Charrete Criativa foi assim nomeada em referência ao veículo que buscava os projetos produzidos numa competição de 24 horas por alunos da Faculdade de Belas Artes da França, no século 19. “A charrete causava curiosidade a todos os moradores da cidade por seu barulho característico e o conteúdo que carregava: projetos com formas e identidades particulares. No Brasil, a experiência vem integrando o repertório institucional das faculdades de Arquitetura e Urbanismo, produzindo momentos de construção e materialização das ideias inesperadas. É isso que buscamos nestes dois dias, a criação de diretrizes de soluções para a melhoria da qualidade de vida local”, diz a coordenadora do projeto.

Sobre o iCities
O iCities foi fundado em 2011 com a visão de que as cidades devem ter papel mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba – o Smart City Expo Curitiba. O iCities também trabalha com consultoria para projetos de smart city para municípios de todo o país.

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades


Curitiba em Destaque


Menu