Destaques

ads slot

Ônibus Palco e Ônibus Museu no bairro Água Verde

Os dois projetos culturais marcam presença na Praça Afonso Botelho no sábado (26).
Crédito da foto: Divulgação

Arte e cultura desembarcam no Água Verde neste sábado (26/10), com a visita do Ônibus Museu e do Ônibus Palco. Os dois veículos adaptados estarão na Praça Afonso Botelho  (próximo ao Estádio Joaquim Américo Guimarães), das 13h às 17h30. A programação é gratuita e faz parte do projeto Ônibus da Cultura, idealizado pelo centro cultural privado Solar do Rosário e realizado por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura.

No Ônibus Palco, a trupe de palhaços Os Barbacas encena "O Melhor Espetáculo de Hoje". A atração mistura malabarismo, circo e humor, resgatando o espírito mambembe dos artistas de rua com interação com o público. Em seguida, Aline Morena e o Palhaço Propício apresentam o espetáculo "A História Musicada do Menino Sinhô Hermeto Pascoal", homenagem a um dos maiores instrumentistas brasileiros com música e teatro.

O conteúdo do Ônibus Museu aborda três temas: história, paisagem urbana de Curitiba e museologia. Interligando tudo isso, revela desde a pré-história na região da capital paranaense até a formação da metrópole moderna, com suas paisagens, mistura de etnias e interferências artísticas. Temas como a compreensão do que é um museu e como aproveitar melhor a experiência de visitá-lo também são destacados. Toda a visitação é sempre acompanhada por mediadores, que têm como missão apresentar as informações e obras e também motivar a participação do público.

No Ônibus Museu, graças à realidade virtual é possível conhecer conteúdos de outros museus do mundo. A tour digital, acessada com óculos especiais 3D, traz o acervo da Pinacoteca de São Paulo, do Museu de História Natural da Irlanda e do British Museum na Inglaterra. Três museus locais também fazem parte do programa: Museu Paranaense, Museu Municipal de Arte e o Museu Oscar Niemeyer. No caso deles, o acervo pode ser conhecido por uma visita virtual em 360 graus, graças ao conteúdo oferecido em tablets. É possível passear pelos prédios e reconhecer obras do acervo de cada um deles.

Ônibus da Cultura
Realizado pelo Solar do Rosário por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o  Ônibus da Cultura tem patrocínio da Impextraco, Roca, Blount, Greca Asfaltos, Fertipar e Instituto Joel Malucelli. Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.

Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura
Data: Sábado, 26 de outubro
Horário: das 13h às 17h30
Endereço: Praça Afonso Botelho - próximo ao Estádio Joaquim Américo Guimarães
Entrada: programação gratuita
Informações: www.facebook.com/onibusdacultura

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades


Curitiba em Destaque


Menu