Destaques

ads slot

Palestra de Marcelo Gleiser na PUCPR

Universidade paranaense concede título de Doutor Honoris Causa ao físico e astrônomo.
Crédito da foto: Divulgação

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) concederá, no dia 24 de outubro, a concessão do título Doutor Honoris Causa a Marcelo Gleiser. A solenidade de outorga será realizada na Biblioteca Central da PUCPR e reservada para as autoridades convidadas. O evento faz parte das comemorações dos 60 anos da Universidade. 

Como parte dos festejos, a PUCPR promove a palestra magna “Em busca de uma nova espiritualidade”, do físico e astrônomo Marcelo Gleiser, que acontece na Biblioteca Central da PUCPR, às 19h30.  A palestra é aberta ao público, com vagas limitadas, e com transmissão ao vivo pela página da PUCPR no Facebook. As inscrições podem ser feitas pelo link http://abre.ai/alAQ.

Um dos nomes mais proeminentes do estudo de ciência e fé, Gleiser contribuiu com uma série de estudos que convergem ciência, filosofia e espiritualidade. “Não há problema em abraçar o mistério; a essência fundamental do apetite humano é essa curiosidade pelo saber”, afirma Gleiser.

O título não é o primeiro reconhecimento de Gleiser na área. Em 1998, o pesquisador recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro “A Dança do Universo” e em 2002 por “O Fim da Terra e do Céu”. Em 2007, foi eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia. Em 2019, foi o primeiro latino-americano a ganhar o Prêmio Templeton, considerado o “Nobel da espiritualidade” – o prêmio reconhece profissionais que tenham feito “uma contribuição excepcional para afirmar a dimensão espiritual da vida, seja por insights, descoberta ou trabalhos práticos”.

“Ele é um dos principais proponentes da visão que ciência, filosofia e espiritualidade são expressões complementares que a humanidade precisa para abraçar o mistério e explorar o desconhecido”, diz Heather Templeton Dill, presidente da fundação John Templeton, que organiza o Prêmio Templeton. Gleiser vive atualmente nos Estados Unidos, onde ensina física e astronomia no Dartmouth College, em Hanover, New Hampshire. Em 2016, Gleiser fundou o ICE (Instituto de Engajamento à Interdisciplinariedade) em Dartmouth, com o objetivo de promover o diálogo entre as ciências naturais e humanas. O Instituto tem apoio da fundação John Templeton.

O cientista já teve mais de 100 artigos revisados e publicados, incluindo sobre o comportamento de campos quânticos e partículas elementares e a formação inicial do universo, a astrobiologia e as novas medidas fundamentais de entropia e complexidade baseadas em teoria da informação. “Minha missão é trazer para a ciência e para os interessados na ciência o apego ao mistério. Fazer o público entender que ciência é apenas mais uma maneira de entendermos quem somos”, diz Gleiser.

Serviço:
“Em busca de uma nova espiritualidade”, com Marcelo Gleiser
Data: 24 de outubro, às 19h30
Local: Biblioteca Central da PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho)
Inscrições gratuitas em: http://abre.ai/alAQ

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades


Curitiba em Destaque


Menu