Destaques

ads slot

PUCPR inaugura Instituto de Cidades Inteligentes

iPUCPR nasce para desenvolver soluções inovadoras para a cidade e o estado.
Crédito da foto: Divulgação

Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) a pesquisa permeia os diferentes níveis, desde a graduação, com projetos de Iniciação Científica e Tecnológica, até a pós-graduação. E para incorporar iniciativas da Universidade, poder público e empresas, a PUCPR lança o iPUCPR - Instituto de Cidades Inteligentes.

O iPUCPR oferece oportunidades de parcerias com o poder público e empresas para que a universidade possa desenvolver soluções alinhadas às demandas sociais e econômicas do estado. “Um conceito profundamente associado à pesquisa científica é o de inovação. A importância de inovar e gerar novos conhecimentos e tecnologias vem crescendo e mudando a relação das universidades com a sociedade”, diz a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCPR Paula Trevilatto.

A iniciativa é motivada pelo objetivo comum em buscar inovação, parcerias entre universidades e empresas para avançar o desenvolvimento tecnológico e trazer benefícios para a sociedade e a economia.

“O distanciamento entre a universidade e os demais setores da sociedade interfere diretamente na produtividade e na competitividade da indústria”, explica Paula, que ressalta que universidades de pesquisa são celeiros de inovação: mais de 80% dos pesquisadores do Brasil estão nelas, segundo os Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação 2018 do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

iPUCPR – Cidades Inteligentes
A inauguração do iPUCPR – Instituto de Cidades Inteligentes acontece no dia 26 de novembro, no Tecnoparque/Hotmilk da PUCPR. A abertura do evento acontecerá com o Meet Up Fora de Série, encontro sobre inovação centrada no consumidor e na propriedade intelectual.

O iPUCPR também terá o Jardim de Inovação, em que as startups e empresas que fazem parte do ecossistema irão plantar uma muda no Tecnoparque para a criação do ambiente que receberá esse nome. O evento contará ainda com a Inauguração do Espaço Conecta Unimed, Cerimônia de inauguração da Hotmilk e do iPUCPR, Confraternização e Visitas Guiadas.

Já a inauguração da Hotmilk é um dos destaques do evento. A Hotmilk - Ecossistema de Inovação PUCPR está vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUCPR, com papel de conectar empresas, além de realizar processos contratuais para as parcerias.

A Hotmilk oferece ainda ambiente que fomenta o empreendedorismo, com conexões relevantes, capacitações, mentorias e um ambiente propício para troca de conhecimento e captação de parcerias e recursos. Instalada no Tecnoparque, a Hotmilk contará com uma área de seis mil metros quadrados, 24 empresas residentes, dois laboratórios de tecnologia e mais de 500 pessoas no espaço.

“Temos como premissa apoiar o desenvolvimento de empreendedores em diversos estágios. Uma das ações da Hotmilk, além do processo próprio de inovação com empreendedores, é apoiar as empresas para trabalhar com inovação aberta. Dessa forma elas conseguem se conectar com startups e gerar solução para os negócios. Por isso, desenhamos o programa em ciclos para apoiar empreendimentos em estágio de ideação, validação do produto e também aqueles que buscam escala”, destaca Fernando Bittencourt, diretor da Hotmilk.

Serviço:
Inauguração Hotmilk e iPUCPR – Instituto de Cidades Inteligentes
Data: 26 de novembro de 2019

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades


Curitiba em Destaque


Menu