Destaques

ads slot

Psicóloga dos Doutores da Alegria em palestra gratuita na Livraria Cultura

Morgana Masetti compartilhará sua vivência e pesquisa sobre o papel da alegria na construção da saúde.
Crédito da foto: Divulgação

Convidada pela Trupe da Saúde, a psicóloga Morgana Masetti estará na capital do Paraná, no dia 4 de dezembro, para uma palestra gratuita, às 19h, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Shopping Curitiba. Desde 1993 ela trabalha com o principal grupo de palhaços de hospital do Brasil, os Doutores da Alegria, e agora compartilhará sua vivência e pesquisa sobre o papel da alegria na construção da saúde com o público paranaense.

O trabalho de Morgana Masetti extrapola a palhaçaria de hospital, sendo referência para profissionais de recursos humanos, assistência social, médicos e enfermeiros atentos à importância da humanização dos tratamentos de saúde. “Os dados que eu coletei [nesses 26 anos de Doutores da Alegria] convergem. As crianças ficam mais ativas e aceitam melhor exames e medicamentos. Os pais ficam mais confiantes no tratamento e os profissionais de saúde relatam diminuição do stress”, adianta a palestrante.

“Hoje há palhaços [de hospitais] no mundo inteiro. No Brasil, a gente tem mais de 1.200 grupos que fazem essa atividade. Mas por que palhaços? O palhaço permite que a gente entre em contato com os nossos sentimentos, que coisas que normalmente não seriam ditas sejam expressas”, comenta a psicóloga. Ela é autora dos livros “Ética da Alegria” e “Soluções de Palhaços - Transformações na Realidade Hospitalar”.

A palestra abre as comemorações da “Trupe da Saúde rumo aos 20 anos”, organizada pelo grupo curitibano de palhaçaria que no ano que vem completa duas décadas de visitas aos hospitais da cidade. Neste período, eles se tornaram parte do cotidiano de pacientes do SUS internados em Curitiba, visitando semanalmente pacientes do Pequeno Príncipe, Erasto Gaertner, Cruz Vermelha, Evangélico Mackenzie e Hospital de Clínicas da UFPR. 

Produzida pela ONG Unicultura desde 2001, a Trupe da Saúde atendeu 360 mil pessoas em 19 anos. A atividade acontece graças ao apoio de empresas que, via lei de incentivo à cultura, patrocinam a ação social. Na semana seguinte, no dia 11 de dezembro, a palestra é com Hique Veiga, coordenador artístico da Trupe da Saúde, Volnei Pinheiro Júnior, psicólogo e Camila Jorge, pesquisadora colaboradora do projeto. A atividade também é gratuita e será realizada no mesmo local e horário.

Serviço:
Palestra A Alegria na Construção da Saúde, com a psicóloga Morgana Masetti
Público-alvo: profissionais de recursos humanos, de assistência social, médicos e enfermeiros. Também grupos de palhaçaria, atores e atrizes.
Quando: 4 de dezembro (quarta-feira), às 19h
Onde: Livraria Cultura (Shopping Curitiba), no Teatro Eva Herz
Entrada gratuita, sujeita à lotação (97 lugares, sendo 2 para cadeirantes)

Instagram @curitibaemdestaque

Novidades


Curitiba em Destaque


Menu