A Arte de Contemplar – COLUNA RECEITA DE ESCRITA, por Cláudia Moreira

 em Cláudia Moreira, Colunistas

Ver, olhar, enxergar, observar… Aprender a praticar esses verbos é, segundo Nietzsche, “habituar o olho ao descanso, à paciência, ao deixar aproximar-se-de-si”. Será que é tão fácil assim? Nesta vida atribulada, nós temos tempo para algo contemplativo?

Há quanto tempo você não para e realmente contempla algo, seja um quadro, a natureza, seu filho? O poder da observação nasce desta capacidade de ver além, de se deixar levar pela sensação visual da beleza ou do estranhamento. Permita-se, por exemplo, apreciar o pôr do sol, sem fotografar, sem fazer selfies ou vídeos. Sente na grama e apenas sinta a força da magia acontecer. E ela acontece…

As sensações são pontos interessantíssimos para explorarmos na nossa escrita. Colocá-las no texto aproxima você do seu leitor e de você mesmo. E quando isso é verdadeiro, a poesia vem junto das palavras, como um delicioso perfume a envolvê-las.

Palavras e observação. Elas são faces de uma mesma moeda. Não tem como separá-las. Se unirmos a elas a criatividade e a leitura, então, a receita da escrita vai estar perfeita.

A dica de hoje é: contemple a vida, observando o que está ao seu redor, sentindo o vento e o sol ou a chuva, ouvindo os pássaros e a música do universo, saboreando cada minuto. Desta maneira você vai conseguir chegar perto de tatear sua alma e sua essência. E assim, tentar colocar em palavras a emoção de fazer parte de tudo isso.

Ilustração: @igor.baldez

 

Cláudia Moreira é mestranda em Escrita Criativa (Uniandrade/PR), formada em Letras e Jornalismo (Uniceub- DF), com especializações em Revisão e Produção Textual (FAE-PR), Desenvolvimento Sustentável (UNB-DF) e Master em Jornalismo (IICS-SP). Tem vários livros publicados, entre eles, Receita de Escrita. É sócia-proprietária da Editora Ponto Vital (PR) e professora de Escrita do Solar do Rosário em Curitiba.

Postagens Recomendadas
Mostrando 6 comentários
  • Marlete Wildemberg
    Responder

    Sensacional Claudia!
    Contemplar é ver além…

  • Alessandra Pereira Louzada
    Responder

    Excelente texto e dica. Neste mundo de querer registrar e postar as vivências, percebo o quanto eu me distancio de realmente viver o momento. Como dizem por ai… um brinde ao que foi vivido e não foi postado. Agradeço por trazer este olhar! 😉

  • Mariane Werneck Botelho
    Responder

    Apenas contemplar e aproveitar o momento. Nada melhor que isso num momento de auto conhecimento.

  • Julio Sampaio
    Responder

    Muito bom e muito útil para quem quer ser feliz. Desfrutar o momento pelas observações e pelas palavras.

  • Julio Sampaio
    Responder

    Muito bom o texto. Objetivo, simples e de boa mensagem 👏👏👏

    • Priscila
      Responder

      Parabéns excelente texto. Que possamos contemplar e vivenciar mais!

Deixe um Comentário