A Dança das Letrinhas – COLUNA RECEITA DE ESCRITA, por Cláudia Moreira

 em Cláudia Moreira, Colunistas, Cultura

Os livros são verdadeiros portais que nos levam para outra dimensão. Cada vez que entro nas portas mágicas do mundo das letrinhas, deparo com surpresas, nem sempre boas, mas que, de alguma forma, levam-me a pensar no inusitado, no diferente. Observo como os autores se colocam no texto e, de que maneira, eles costuram as palavras. A Aline Bei, escritora e dona de uma sensibilidade gigantesca, me fez dançar com a beleza do livro A Coreografia do Adeus.

Nunca imaginei uma dança das palavras e não pensei jamais em uma coreografia do texto. A Aline foi genial na criatividade. As letras pulam aos olhos quando estão com raiva e diminuem de tamanho quando querem estar invisíveis. Os parágrafos andam, correm. A história respira, está viva. A arte visual casa com a relação nada fácil entre pais e filhos, que é colocada ali poeticamente.

A palavra por si só já comunica e, aliada a uma coreografia, ficou mais forte, mais contundente. A dor de um relacionamento ruim foi ressignificada com beleza e verdade. A simplicidade da história cativa porque não tem nada de irreal, imaginário. Quantas pessoas conseguem se ver na criança de Aline Bei? Ela simplesmente toca o outro, chamando o leitor para dançar com o sentimento presente e escondido dentro de todos nós.

A palavra em A Coreografia do Adeus fez seu dever de casa com leveza, com honestidade. Li Aline Bei com lágrimas nos olhos. Enxerguei-me na invisibilidade da personagem e saí da leitura mais forte do que nunca, cheia de ideias para bailar com minhas letrinhas.

Ilustração: @igor.baldez

 

Cláudia Moreira é mestranda em Escrita Criativa (Uniandrade/PR), formada em Letras e Jornalismo (Uniceub- DF), com especializações em Revisão e Produção Textual (FAE-PR), Desenvolvimento Sustentável (UNB-DF) e Master em Jornalismo (IICS-SP). Tem vários livros publicados, entre eles, Receita de Escrita. É sócia-proprietária da Editora Ponto Vital (PR) e professora de Escrita do Solar do Rosário em Curitiba.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário