Amorc recebe palestra sobre vida e obra de Jean-François Champollion

 em Cultura, Eventos

Esta é uma semana especial para todos os museus de no país, pois nela está realizada a 20ª edição da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Este ano, o tema escolhido foi O Poder dos Museus e, para celebrar o evento, já consagrado entre os museus brasileiros, o Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon e o Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso, de Ponta Grossa, no Paraná, participarão em conjunto oferecendo atividades ao público neste sábado (21).

O Poder dos Museus é algo característico, pois, cada um na sua essência apresenta ao público coleções de objetos raros, inusitados, exclusivos e até com temáticas únicas. O trabalho no museu envolve pesquisa, conservação, preservação da história e dos seus objetos, atividades culturais e educacionais, entre outras.

Para esta semana, o Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon e o Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso trazem o Dia da Múmia – 9, com uma oficina de escrita hieroglífica para crianças de 6 a 12 anos, que será realizada no período da manhã, para comemorar os 200 anos do nascimento da egiptologia (inscrições esgotadas).

No período da tarde, das 14h30 às 16 horas, no Auditório H. Spencer Lewis, da Ordem Rosacruz em Curitiba, será realizada a palestra Vida e Obra de Jean-François Champollion, com a graduada, mestre e doutoranda em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Jéssica Cabral. A pesquisadora vai conversar sobre a trajetória do francês responsável pela decifração da escrita hieroglífica.

O Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon dedica-se a divulgar a antiga história egípcia para todos aqueles que desejam conhecer o Antigo Egito, pois em suas exposições procura demonstrar como viviam e em que acreditavam os antigos habitantes da terra dos faraós. O Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso também se dedica ao Egito Antigo e, inclusive, tem uma máscara funerária original em seu acervo, além de apresentar a história e arqueologia de diversos povos pré-colombianos.

O Egito Antigo é fascinante. Conhecer a sua cultura é descobrir um pouco de nós mesmos. Que tal descobrir e conhecer o legado deixado por esta antiga civilização que perdurou por mais de 3 mil anos?

Serviço:
Palestra Vida e obra de Jean-François Champollion, com Jéssica Cabral
Local: Auditório H. Spencer Lewis – Ordem Rosacruz (Amorc), no prédio ao lado do Museu Egípcio.
Endereço: Rua Nicarágua, 2.620 – Bacacheri
Data: 21 de maio (sábado)
Horário: 14h30 às 16h.
Entrada: Gratuita.
Informações: (41) 3351-3024/(41) 3351-3006.
Facebook: https://www.facebook.com/museuegipcioerosacruz/
Instagram: https://www.instagram.com/museuegipcioerosacruz

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário