Caponata Siciliana – COLUNA MISE EN PLACE, por Bruno Bertani

 em Bruno Bertani, Colunistas, Gastronomia

Caros leitores, nesta semana, irei compartilhar a minha receita de Caponata Siciliana, um delicioso antepasto de origem italiana que é sucesso em qualquer ocasião, além de ser muito prático e versátil. Basta ter umas torradinhas, barquetes de massa folhada ou até mesmo biscoito salgado cream cracker.

Caponata Siciliana

Ingredientes
3 berinjelas
200g de azeitonas fatiadas
100g de alcaparras
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 pimentão verde
6 cebolas
Pimenta calabresa q.b (quanto baste)
1 cabeça de alho
500ml de azeite extra virgem
150g de passas
1 maço de manjericão fresco
100ml de vinagre balsâmico
Sal q.b
Sal Grosso

Modo de preparo
Corte as berinjelas e cubos pequenos e coloque em uma tigela com sal grosso e água, para ajudar a tirar o amargor e não oxidar. Após, lavar em água corrente para tirar o sal.

Em um tacho ou panela grande, adicionar a metade do azeite e levar para aquecer. Adicionar a pimenta calabresa e deixar infusionar no azeite. Em seguida, adicionar a cebola até ficar transparente.

Entre com a berinjela, mesclando bem todos ingredientes e até ela ficar macia. Em seguida, adicione os pimentões, as azeitonas e as alcaparras e deixe refogar tudo por uns minutinhos. Neste momento, adicione o restante do azeite e entre com as passas e o vinagre balsâmico. Tempere com sal e pimenta e deixe apurar por dois minutos. Adicione o alho, mescle todos ingredientes e deixe esfriar. Depois de frio, finalize com folhas de manjericão e mais azeite caso deseje. Manter na geladeira em um pote hermético.

 

Bruno Bertani é cozinheiro profissional formado pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA). Desde 2014, o chef é proprietário da BF Gastronomia Personalizada, que tem como foco a culinária nacional e internacional para eventos sociais e corporativos. Ainda atua como professor de gastronomia e Consultor Gastronômico para Bares e Restaurantes. É também um grande apreciador de vinhos e grande entusiasta da culinária rústica sobre brasa.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário