Chico Balanceado – COLUNA MISE EN PLACE, por Bruno Bertani

 em Bruno Bertani, Colunistas, Gastronomia

Caros leitores, no Réveillon, as pessoas não querem passar o dia na cozinha para preparar a ceia da virada, elas querem pratos práticos para aproveitar melhor a festa de fim de ano.

Então, eu não podia deixar esta data passar em branco sem uma receita. Hoje, será uma receita simples e deliciosa, que não leva mais do que 40 minutos para ser preparada e que, para mim, traz recordações da infância. Estou falando de Chico Balanceado, uma torta de bananas caramelizadas com creme e merengue.

Chico Balanceado

Ingredientes (bananas caramelizadas)
10 bananas (caturra/nanica) maduras
1 xícara de açúcar
1 xícara de água
1/4 de xícara de conhaque (opcional)

Ingredientes (creme)
1 litro de leite
3 colheres de sopa de amido de milho
4 gemas
2 latas de leite condensado

Ingredientes (merengue)
4 claras
1 pitada de sal
1 1/2 xícara de açúcar

Modo de preparo (bananas caramelizadas)
Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar em seguida entre com a água até ficar uma calda dourada. Adicione as bananas inteiras na panela panela, para caramelizá-las. Acrescente o conhaque para flambar (com o fogo do fogão ou com um maçarico) e reserve. Espere amornar e distribua as bananas em um refratário retangular, uma ao lado da outra.

Modo de preparo (creme)
Em uma panela, junte o leite, o amido, o leite condensado e as gemas. Leve ao fogo médio, mexendo com um fouet sempre, para não formar grumos, por cerca de 5 minutos ou até engrossar. Distribua o creme sobre as bananas, enquanto quente.

Modo de preparo (merengue)
Em uma panela, misture as claras e o açúcar, sal e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, por 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer para não cozinhar. Transfira para uma batedeira e bata até dobrar de volume e formar um merengue consistente. Adicione a cobertura e passe o maçarico por fora para dourar os picos. Leve o refratário para a geladeira por 2 horas antes de servir.

 

Bruno Bertani é cozinheiro profissional formado pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA). Desde 2014, o chef é proprietário da BF Gastronomia Personalizada, que tem como foco a culinária nacional e internacional para eventos sociais e corporativos. Ainda atua como professor de gastronomia e Consultor Gastronômico para Bares e Restaurantes. É também um grande apreciador de vinhos e grande entusiasta da culinária rústica sobre brasa.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário