Cogumelos Recheados – COLUNA MISE EN PLACE, por Bruno Bertani

 em Bruno Bertani, Colunistas, Gastronomia

Caros leitores, estive um tempo ausente por problemas de saúde na família, mas estamos de volta agora a todo vapor.

Hoje, vou ensinar uma receita de tapas prática, rápida e deliciosa, que será um curinga para quem vai receber alguém em casa e está com preguiça de ficar horas preparando algo na cozinha – esse petisco também é uma excelente entrada para um jantar. Se for acompanhado por uma garrafa de vinho, ficará melhor ainda. Um detalhe é que essas tapas atendem também vegetarianos.

Na Espanha, as tapas são aperitivos servidos em bares e restaurantes, geralmente acompanhados por uma bebida, que pode ser alcoólica ou não.

Cogumelos Recheados

Ingredientes
180g de manteiga sem sal em forma de pomada
6 dentes de alho picados finamente
8 cogumelos grandes sem o talo
80g de farinha de rosca
1 colher de sopa de tomilho fresco
1 ovo batido ligeiramente
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Aqueça o forno previamente a 180 graus. Em um bowl, misture a manteiga e o alho. Divida a manteiga em duas partes.

Higienize os cogumelos com uma toalha de papel só para retirar a terra residual – nunca lave cogumelos, eles são uma espécie de esponja. Adicione os cogumelos já sem o talo em uma forma, virados para cima. Adicione metade da manteiga e alho sobre o chapéu dos cogumelos.

Derreta em uma frigideira antiaderente o restante que ficou da manteiga de alho. Junte em seguida a farinha de rosca e frite em fogo baixo, mexendo frequentemente até dourar. Retire do fogo e em seguida adicione o tomilho e tempere com sal e pimenta. Para finalizar, adicione o ovo batido e misture bem para ficar em boa consistência.

Adicione esta mistura pelo chapéu dos cogumelos e leve imediatamente ao forno aquecido por 15 minutos, ou até o recheio estar bem douradinho. Se quiser, antes de ir ao forno, rale um pouco de parmesão e ficará delicioso.

Abra uma garrafa de um bom vinho e tudo estará perfeito.

 

Bruno Bertani é cozinheiro profissional formado pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA). Desde 2014, o chef é proprietário da BF Gastronomia Personalizada, que tem como foco a culinária nacional e internacional para eventos sociais e corporativos. Ainda atua como professor de gastronomia e Consultor Gastronômico para Bares e Restaurantes. É também um grande apreciador de vinhos e grande entusiasta da culinária rústica sobre brasa.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário