Cores na Sua Vida – COLUNA RECEITA DE ESCRITA, por Cláudia Moreira

 em Cláudia Moreira, Colunistas, Cultura

Paro na rua e vejo o artista jogando a tinta na tela, escolhendo as cores, os pincéis e criando a partir da imaginação. Meus olhos conseguem enxergar um deus ali, moldando suas criaturas, dando a elas cores e formas. Fico horas observando o processo daquele pintor, tentando ver seu coração e sua alma enquanto pincela o desenho no branco. Seria inspiração? De onde vem a ideia que vai encher aquele vazio?

Aos poucos, ele vai preenchendo o nada com o tudo. A escolha do verde, do azul, a mistura do amarelo com o vermelho. Qual o significado de tanta cor? O artista vibra, sua, entra em um mundo diferente do meu. Ele só enxerga sua obra. Ali ele se esquece da vida, das contas, da família. É o seu momento de glória, de ser criador.

Aos poucos, vou identificando a beleza da criação. Vejo contornos, limites, expressões que gritam dentro de mim. Não compreendo o que se passa. Emociono-me. Aquilo fala alto e meus sentimentos se conectam com a força daquela pintura. Não consigo me afastar. Não consigo entender o que se passa.

O artista, envolto em sua obra, não me vê. Focado, intenso, determinado a fazer o melhor quadro que puder! Às vezes, sorri; outras, parece não satisfeito. As pessoas começam a chegar e ficam olhando, tirando fotos. Um rapaz percebe que eu estou chorando. As lágrimas escorrem sem eu saber direito o porquê. As cores me impactam de tal forma que já não me controlo.

O pintor termina sua obra-prima e, então, cai em si. Está cercado por uma multidão que o aplaude. Ele sorri e agradece. Seus olhos se cruzam com os meus. Imediatamente, como o criador que era, vê que faltam cores na minha vida. Eu era apenas preto e branco, sem felicidade, sem projetos, sem coragem de viver de verdade. Surpreendentemente, ele me oferece um pincel e uma tela vazia. Nunca me senti tão plena, tão segura de mim. Sem nenhuma maestria, espalhei as cores mais vibrantes e pude criar, como uma deusa. Pela primeira vez, eu pus cor na minha vida!

 

Ilustração: @igor.baldez

 

Cláudia Moreira é mestranda em Escrita Criativa (Uniandrade/PR), formada em Letras e Jornalismo (Uniceub- DF), com especializações em Revisão e Produção Textual (FAE-PR), Desenvolvimento Sustentável (UNB-DF) e Master em Jornalismo (IICS-SP). Tem vários livros publicados, entre eles, Receita de Escrita. É sócia-proprietária da Editora Ponto Vital (PR) e professora de Escrita do Solar do Rosário em Curitiba.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário