Entenda mais sobre o Open Plan no mundo corporativo – COLUNA HS – Arquitetura em Destaque

 em HS Arquitetura em Destaque

 

O conceito open plan, também conhecido como open space, surgiu nos anos 1950, na qual os idealizadores repensaram o ambiente de trabalho para um formato colaborativo de divisão espacial.
 
Em contraste ao dominante individualismo dos cubículos corporativos, o open plan propôs a utilização de estações de trabalho conjuntas, mais conhecidas como workstations.
 
O “espaço aberto” nada mais é que deixar o seu escritório muito mais interligado. Isso porque todas as pessoas trabalharão juntas em um mesmo espaço.
 
O projeto extingue a divisão de paredes do escritório tradicional, favorecendo um design de mobiliário que facilita o contato interpessoal entre equipes. Com isso, não existe segmentação no ambiente de trabalho
 
O objetivo central é incitar no profissional o “sentimento de identidade e pertença” na organização que trabalha, através do projeto compartilhado do espaço. 
 
A concepção do open plan preza pela acessibilidade, pela comunicação facilitada e quebra de hierarquia no trabalho. 
 
Dentro de um escritório, estes valores são perceptíveis na estrutura do local, como: na utilização de baias centralizadas, com acesso pelos corredores laterais; no uso de iluminação difusa, uniformemente distribuída para o conforto da visão; na ausência de salas de gestores, que transitam no mesmo espaço dos funcionários.
 
Ele é indicado para quem trabalha em escritórios que incentivam o trabalho em conjunto, e que buscam na integração uma forma de construir uma empresa mais sólida.
 
Veja algumas vantagens do conceito open space:
 
1 – Equipe mais unida 
Todos trabalhando juntos, sem separação, faz com que os funcionários sejam uma equipe. Dessa forma, todos ficam sabendo o que acontece na empresa de forma geral.
 
2 – Funcionários mais dedicados
Em um ambiente integrado, é difícil que um funcionário tenha má conduta. Isso porque tudo o que ele faz afeta o trabalho e a convivência social dele. Sem contar que todo ambiente é aberto e transparente.
 
3 – Melhora o clima organizacional
Se todos os funcionários se conhecem, acabam tendo uma boa convivência. Ao menos é o que se espera. Como não há setores, a competição em um ambiente é menor. Dessa forma, o clima entre a equipe melhora.
 
4 – A equipe mais próxima de você
O conceito open space transmite a sensação de que cada integrante da sua equipe é um colaborador, não somente um funcionário. Ao invés de ter somente uma opinião, todos poderão opinar.
 
O ambiente precisa ter uma boa acústica, ventilação adequada e iluminação correta. A utilização de pisos elevados pode modificar totalmente o espaço dos ambientes corporativos. Existem diversos materiais e vários são feitos para arquitetura corporativa. A manutenção deste tipo de piso também é econômica.
 
É importante utilizar o forro modular. Este tipo de forro pode ser encontrado em vários materiais e possui versões baratas ou sofisticadas. Muitos desses forros ajudam no isolamento do som. Isso pode ser um benefício que você precisará utilizar dentro do conceito open plan.
 
Para que o trabalho integrado seja realmente agradável, é preciso investir em um escritório de arquitetura. Isso demanda a contratação de um profissional para a elaboração de um projeto de arquitetura diferenciado. 
Coluna assinada pelos arquitetos Ricardo Targa Stramandinoli e Maicon Rodolfo Hamm, da Hamm Stramandinoli Arquitetura.
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

HS Arquitetura