Espíritos Obscuros investe no terror sobrenatural – FILMES, por Rudney Flores

 em Colunistas, Cultura, Rudney Flores

A programação da semana não apresenta filmes de destaques, ao contrário da próxima que prevê a estreia dos aguardados Eternos, nova aventura do Marvel Studios, e de Marighella, explosiva estreia do ator Wagner Moura na direção de cinema.

Uma das produções que estreia em vários cinemas nesta semana é o terror Espíritos Obscuros, do diretor Scott Cooper (Coração Louco), estreando em um dos gêneros favoritos do público. O filme chama a atenção pela produção de Guillermo Del Toro, responsável por trabalhos ligados ao estranho, fantástico e sobrenatural, como os premiados A Forma da Água e O Labirinto do Fauno.

Uma das personagens principais é Julia (Keri Russell, da aclamada série The Americans), uma professora de escola que ensina aos seus jovens alunos as origens dos mitos e dos contos morais. Ela retornou recentemente a viver com o irmão Paul (Jesse Plemons, de O Irlandês), o xerife de uma pequena cidade do Oregon, no interior dos Estados Unidos – em comum, os dois têm um passado abusivo relacionado ao pai.

Quem também parece sofrer abusos em casa é o aluno Lucas (Jeremy T. Thomas), que vive desenhando estranhas figuras de monstros em seu caderno. O problema real é que seu pai Frank (Scott Haze) teve o corpo tomado por uma vingativa entidade mitológica indígena, que encontrou em uma caverna. E Lucas é obrigado a alimentá-lo com animais mortos, enquanto vê o corpo do pai definhar.

O visível tormento do menino é percebido por Julia, que visita o local onde ele mora e percebe que coisas estranhas estão acontecendo ali. Ela pede que a diretora do colégio e o irmão façam algo sobre Lucas, mas a passividade de ambos acaba seguindo até a aparição de corpos dilacerados violentamente pela pequena cidade.

Parte do terror e suspense em Espíritos Obscuros vem da ambientação da cidade, envolta por uma densa floresta, base para instigar o medo em muitas produções norte-americanas. A violência surge lentamente e explode com as primeiras aparições da criatura sobrenatural oriunda do corpo de Frank, em cenas sem grandes efeitos especiais, mas que causam sustos pela brutalidade. A surpresa em relação ao fantástico dá o tom das ações dos personagens centrais.

O filme segue um caminho único de revelação da criatura e não há muitas nuances no roteiro, que poderia ter um melhor desenvolvimento, principalmente na tensa relação dos irmãos Julia e Paul e sua terrível história familiar, ou mesmo explicando melhor as origens da criatura. É um terror mais direto, sem apelar para o espetáculo às vezes risível de algumas produções do gênero, mas distante do novo terror mais psicológico de ótimas obras recentes como Corra!, Nós, Midsommar – O Mal Não Espera a Noite e A Bruxa. Cotação: Regular.

Trailer de Espíritos Obscuros:

 

Outras estreias

O filme cearense Cabeça de Nêgo, estreia do diretor e roteirista Déo Cardoso no cinema, destaca uma história mais que atual, sobre o combate ao racismo no país, além do debate sobre o ensino público.

Na trama, inspirado pela leitura de um livro do grupo norte-americano Panteras Negras, o jovem Saulo decide enfrentar as situações de racismo que sofre em sala de aula. Ao ser xingado por um colega de classe, ele reage, mas é expulso do colégio. Mas o rapaz se nega a sair do prédio. Passando seus dias na escola, ele revela as péssimas condições do local e começa a receber o apoio de outros jovens. O longa estreia no Cine Passeio.

Trailer de Cabeça de Nêgo:

 

Outra estreia programada para o Cine Passeio é Lamaçal, coprodução Brasil-Argentina dirigida por Franco Verdoia. Na história, Pablo (Esteban Meloni) leva a esposa Raquel (Raquel Carro, de Pendular) e o filho para passar férias no interior da Argentina. Ele reencontra uma pessoa que conheceu na infância, o que desperta alguns traumas. Pablo decide encarar seus medos e resolver os problemas do passado.

Trailer de Lamaçal:

 

Reconhecido nos últimos anos pelos filmes de ação, Liam Neeson comanda o elenco da comédia dramática De Volta à Itália, produção que marca a estreia do ator James D´Arcy (Dunkirk) na direção de longas-metragens. Neeson é Robert, um artista boêmio que mora em Londres e que precisa voltar à Itália com o filho Jack (Micheál Richardson, de Vox Lux –  O Preço da Fama).

Quando a mãe morreu, o rapaz recebeu como herança a casa da família na região da Toscana. Depois de muito tempo, ele decide vendê-la. O local está malconservado e, enquanto tentam realizar a venda com a ajuda de uma corretora, Robert e Jack resgatam diversas memórias do período vivido na Itália. O filme entra em cartaz no Cinépolis Pátio Batel e Cine Passeio.

Trailer de De Volta à Itália:

 

No suspense francês Os Tradutores, do diretor Régis Roinsard (A Datilógrafa), um grupo de nove tradutores é escolhido por uma editora para traduzir o último livro de uma série famosa. Para evitar vazamentos, eles são obrigados a ficar trancados em um bunker, sem contato algum com o exterior.

Mas um hacker consegue ter acesso à obra e chantageia o autor (Lambert Wilson, de Homens e Deuses) para não publicá-la na internet, antes do lançamento. Dentro do bunker, os tradutores são investigados violentamente para saber qual deles está passando informações ao hacker. O filme tem lançamento no Cinépolis Pátio Batel.

Trailer de Os Tradutores:

 

Depois de versões na televisão e no cinema em dois filmes live-action de sucesso, a famosa Família Addams ganhou uma adaptação em forma de animação em 2019. O desenho tem continuação em A Família Addams 2 – Pé na Estrada, que mostra Gomez, Morticia, Wandinha, Feioso e o Tio Chico saindo de férias pelos Estados Unidos e causando muitas confusões.

Trailer de A Família Addams 2 – Pé na Estrada:

 

O filme de ação A Mensageira, do diretor Zackary Adler, apresenta mais uma história em que uma pessoa é ameaçada de morte por depor contra um poderoso bandido. O vilão da vez é o oscarizado Gary Oldman (O Destino de uma Nação), com direito a um tapa-olho. A heroína é vivida por Olga Kurylenko (Amor Pleno), uma misteriosa mensageira que vai entregar uma encomenda à testemunha ameaçada e decide salvar o rapaz daqueles que querem matá-lo. A produção estreia no UCI Estação e UCI Palladium.

Trailer de A Mensageira:

Crédito da foto principal: Divulgação/20th Century Fox

 

Rudney Flores é jornalista formado pela PUCPR, assessor de imprensa e crítico de cinema, com resenhas publicadas nos jornais Gazeta do Povo e Jornal do Brasil.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário