Khao Pad Sapparod – COLUNA MISE EN PLACE, por Bruno Bertani

 em Bruno Bertani, Colunistas, Gastronomia

Caros leitores, nesta semana irei ensinar uma receita de um prato tailandês delicioso, o Khao Pad Sapparod, que tem um resutado final lindo e impactante depois de montado. Este prato leva camarões e frango em seu preparo – também pode haver variações com carne de porco na receita.

A cozinha tailandesa é rica em sabores ácidos, doces, azedos e picantes, sendo o arroz o protagonista na cultura do país asiático. Ele pode ser frito, preparado no vapor ou cozido. Praticamente a maioria dos pratos são preparados em panelas wok, em fogões de alta pressão, que têm chamas fortes justamente para preparar rapidamente porções de carnes, frutos do mar ou vegetais.

Khao Pad Sapparod

Ingredientes
1 abacaxi (fruta inteira)
3 colheres (sopa) de óleo vegetal
5 dentes de alho amassados
1 cebola cortada em cubos
1 pedaço de gengibre ralado
1 pimenta vermelha cortada em cubinhos pequenos (opcional)
2 ovos
1 Nan Plan (colher de chá de molho de peixe)
3 xícaras de arroz jasmim cozido já frio sem sal
1 colher (sopa) de molho de soja
1 colher (chá) de molho de ostra
1/2 colher (chá) curry em pó indiano ou curry verde em pasta
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
300g de frango cortado em cubos
200g de camarões médios
30g de castanha de caju torrada inteira.
Cebolinha de cheiro
Folhas de coentro

Modo de Preparo
Corte o abacaxi ao meio no sentido do comprimento, mantendo a coroa. Com uma faca de legumes, faça cortes em cubos no miolo da fruta e, com a ajuda de uma colher, raspe para tirar os pedaços da fruta.

Em uma panela do tipo Wok, frite o frango com uma colher  de sopa de óleo. Deixe escorrer em papel absorvente e reserve. Doure os camarões e reserve.

Aqueça o restante do óleo e frite o alho, gengibre, a cebola e a pimenta vermelha, até desprender aroma. Acrescente os ovos e mexa até estar na consistência de ovos mexidos, levemente dourado. Adicione o frango, o arroz jasmim cozido e os pedaços de abacaxi reservados e frite tudo por alguns minutos.

Acrescente então o molho de peixe, molho de soja, molho de ostra, curry, sal, açúcar e pimenta branca. Mexa bem por aproximadamente três minutos. Sirva dentro da própria casca do abacaxi. Decorar com castanha de caju, os camarões e cebolinha de cheiro e coentro fresco.

 

Bruno Bertani é cozinheiro profissional formado pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA). Desde 2014, o chef é proprietário da BF Gastronomia Personalizada, que tem como foco a culinária nacional e internacional para eventos sociais e corporativos. Ainda atua como professor de gastronomia e Consultor Gastronômico para Bares e Restaurantes. É também um grande apreciador de vinhos e grande entusiasta da culinária rústica sobre brasa.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário