Livraria da Vila e Zeca Camargo lançam campanha de incentivo à leitura

 em Cultura

Livraria da Vila se une ao jornalista e escritor Zeca Camargo e, juntos, lançam campanha para incentivar a leitura no Brasil. Para a ação, Zeca Camargo fez uma seleção de livros que ajudam a compreender os tempos atuais e passam por assuntos polêmicos e necessários, como racismo, fake news e violência digital. Os títulos contam ainda com uma dinâmica especial: ao comprar dois livros da lista, o de menor valor ganha 50% de desconto – oferecido pelo próprio jornalista.

A ação nasce como uma resposta à proposta de taxação dos livros, que impede o acesso democrático aos livros e à literatura por leitores de todas as classes sociais. “Se olharmos a participação da população de menor renda nas feiras, bienais e demais eventos literários – inclusive os que são promovidos pelas comunidades – fica claro que esse público gostar de ler, sim, e lê sempre que possível. É evidente que para uma grande parcela da população o acesso não é fácil. Por isso mesmo, aumentar o valor do livro aumenta ainda mais essa desigualdade, fazendo crescer o triste abismo cultural. O livro não é um produto de elite. É um recurso ao qual toda a população precisa ter acesso facilitado”, afirma Samuel Seibel, presidente da Livraria da Vila.

Idealizada por Zeca Camargo, a campanha conta com os livros Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro (Companhia das Letras), A Máquina do Ódio, de Patrícia Campos Mello (Companhia das Letras), Quase Normal, de Zeca Camargo (Todavia), e A Morte da Verdade, de Michiko Kakutani (Intrínseca). “Sou pelo livro. Sempre. Pela leitura, pela sabedoria. Por isso a ideia de um imposto para livros me revolta. E me inspira. Inspira a fazer esse gesto simples em parceria com a Livraria da Vila e, por meio de livros, ajudar as pessoas a entender o que está acontecendo hoje. Meu desejo é que esses livros e essas ideias se espalhem. Então eu faço questão de pagar metade do segundo livro que cada pessoa comprar. Pra gente ter um Brasil com mais leitura”, ressalta Zeca.

A ação acontece exclusivamente no site https://bit.ly/ZecaVila50offe é válida para os primeiros 50 exemplares de cada título da seleção que forem vendidos. Ao final da campanha, serão ao menos 400 livros a mais circulando pelo país e gerando sabedoria e cultura.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário