Memorial da Segurança no Transporte celebra cinco anos

 em Cultura, Na cidade

O Memorial da Segurança no Transporte comemora cinco anos neste mês. Criado para ser um espaço que incentiva atitudes seguras no trânsito, já recebeu a visita de mais de 50 mil pessoas. Para celebrar o aniversário, quem visitar o espaço durante o mês de outubro receberá um brinde alusivo a um dos símbolos da cidade: os biarticulados – uma miniatura de papel para montar em casa.

“Os biarticulados têm um significado muito especial para nós. Faz parte do nosso projeto arquitetônico e nos ajuda a contar a história do transporte e da segurança”, explica Ariza Sozzo, do Memorial da Segurança do Transporte.

O Memorial é um espaço de lazer e cultura, que tem como proposta promover uma experiência que estimule o visitante a perceber como a segurança está inserida no seu dia a dia e a refletir como suas atitudes contribuem para evitar acidentes, mortes e feridos no trânsito. Tudo isso de forma leve, lúdica e interativa.

A visita é uma viagem pela história do transporte e da segurança e tem como pontos altos os simulares de colisão frontal e de capotamento. Eles impactam os visitantes, que conferem na prática e de forma segura, os efeitos do excesso de velocidade e a eficácia do cinto de segurança.

O espaço é mantido por meio da Lei Federal da Cultura, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com o patrocínio do Grupo Volvo no Brasil.

Visitas escolares
Aberto a todos os tipos de público, o Memorial da Segurança oferece um programa diferenciado para vistas escolares, desde a pré-escola até a universidade.

“Em cada fase da vida há um entendimento diferente sobre as consequências das atitudes que adotamos no trânsito. Em todas elas, é necessário explicar que o respeito às regras de trânsito é um comportamento que tem o poder de preservar vidas”, diz Ariza Sozzo.

Para as crianças de 4 a 7 anos, que não têm altura para participar dos simuladores, é desenvolvida a atividade “Parar, Olhar e Acenar”. O objetivo é explicar para os pequenos como agir com segurança nas ruas: primeiro parar, depois olhar para os dois lados da rua e, em seguida, acenar para os motoristas, para ter certeza de estar sendo visto.

Serviço:
Memorial da Segurança no Transporte
Endereço: Rua Eduardo Sprada, 6.447 – Cidade Industrial
Horários: 9h, 10h30, 13h30 e 15h.
Agendamento: é obrigatório agendar as visitas pelo site www.memorialdaseguranca.com.br
Entrada: gratuita

Postagens Recentes

Deixe um Comentário