O que você precisa saber sobre escrever um livro? – COLUNA RECEITA DE ESCRITA, por Cláudia Moreira

 em Cláudia Moreira, Colunistas

O escritor Pablo Neruda diz que “escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio, você coloca as ideias”. Concordo em parte. Mas faço o adendo de que a magia de um livro precisa de mais ingredientes para acontecer. Gosto da junção: palavra, observação, criatividade e leitura. A pitada de sal fica por conta do autor. É ele quem vai dar aquele toque final na receita do livro, seja por meio de um estilo próprio ou colocando a alma dentro do texto.

Acredito muito nesta história de se colocar por inteiro no que se escreve. O leitor acaba se encontrando com o lado humano, falhas, erros, sentimentos que, de alguma forma, causam empatia. Escrever não é tão fácil, mesmo que você tenha o dom da palavra. Exige tempo, renúncia, neurônios, determinação… a lista é grande.

Por isso, vou tentar ajudar você a entender um pouco deste mundo das letrinhas e das palavrinhas. Toda semana, estarei por aqui, dando algumas sugestões para transformar o sonho de um livro em realidade. E realmente, não há como descrever a emoção de ter uma obra só sua, o lançamento, os autógrafos, a sensação de dever cumprido. Inenarrável.

A minha ideia é passar o que eu acredito ser importante para se escrever um livro. Não sou a dona da razão, de forma alguma. Existem maneiras e maneiras de pensar numa obra. Aqui pretendo, por meio de uma linguagem simples, sem salto alto, fazer você ter vontade de colocar no papel/computador os seus sentimentos, a sua história. Se não render um livro, pelo menos, você faz da escrita uma terapia, uma cura ou, simplesmente, uma forma de treinar a memória. Sempre vale a pena!

Ilustração: @igor.baldez

 

Cláudia Moreira é mestranda em Escrita Criativa (Uniandrade/PR), formada em Letras e Jornalismo (Uniceub- DF), com especializações em Revisão e Produção Textual (FAE-PR), Desenvolvimento Sustentável (UNB-DF) e Master em Jornalismo (IICS-SP). Tem vários livros publicados, entre eles, Receita de Escrita. É proprietária da Editora Ponto Vital (PR).

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário