Orquestra Petrobras Sinfônica homenageia Curitiba em concerto gratuito

 em Cultura, Eventos

Em homenagem ao mês do rock, que acontece em julho, a plataforma de streaming Deezer fez um levantamento com seus usuários sobre qual é a cidade mais roqueira do Brasil, com base nas escolhas de bandas e artistas. Não deu outra: Curitiba é a mais roqueira do país.

Em homenagem à cidade, a Orquestra Petrobras Sinfônica promete um concerto à altura, com violinos elétricos tomando os espaços das guitarras. No dia 22 de julho, às 20 horas, na abertura da Turnê On-line 2021, será transmitido para todo o Brasil o concerto Black Album Sinfônico, disco de maior sucesso na trajetória da banda norte-americana Metallica, com arranjos inéditos de Ricardo Candido e regência de Felipe Prazeres.

A apresentação gratuita será no canal de YouTube https://www.youtube.com/c/OPESinfonica. Antes do concerto, às 19h30, haverá um bate-papo on-line, também no canal de YouTube, com o baixista da banda Blindagem, Paulo Juk, e o percussionista curitibano da Petrobras Sinfônica, Lino Hoffmann. No mesmo dia, às 11 horas da manhã, acontece a apresentação do Concerto Infantil BeBeethoven.

“Levaremos nosso celebrado concerto do Black Album Sinfônico, do Metallica, homenageando essa cidade que tem uma forte ligação com o rock e certamente vai ser um sucesso. E nós da orquestra, também adoramos tocar rock”, adianta Felipe Prazeres, spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica. No repertório, 50 músicos irão interpretar o disco, que vendeu mais de 40 milhões de cópias, na íntegra. Entre os sucessos estão “The Unforgiven”, “Enter Sandman” e “Nothing Else Matters”.

Turnê On-line 2021
Por conta da pandemia do coronavírus, a Orquestra Petrobras Sinfônica realiza sua turnê de forma on-line, dedicando um dia para cada cidade que faria parte de seu roteiro presencial, mas que poderá ser acessado por todo o Brasil. “Um dos momentos mais especiais e esperados da Temporada Anual da Orquestra Petrobras Sinfônica é a turnê nacional, onde tocamos em algumas cidades do Brasil. Neste ano, por conta das restrições de circulação impostas pela pandemia do coronavírus, optamos por fazer uma Turnê On-line, onde cidades nas quais iríamos tocar presencialmente, em épocas normais, serão homenageadas com concertos dedicados a cada uma delas”, afirma Her Agapito, presidente do Conselho Diretor da Petrobras Sinfônica.

De 22 de julho a 1º de agosto, com transmissão gratuita em seu canal de YouTube, haverá apresentações especiais para as cidades de Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo e Curitiba. A escolha dos repertórios populares foi pensada com o intuito de levar concertos inéditos, além de espetáculos que estavam previstos para esse ano, mas tiveram que ser adiados por causa da pandemia da Covid-19.

No repertório, destaque para a bossa-nova de Tom Jobim e o clássico de Heitor Villa-Lobos, a homenagem aos 80 anos do rei Roberto Carlos, passando pelo sertanejo de Marília Mendonça, medley do É Tchan, pop do Skank e do internacional Coldplay até o rock de Legião Urbana e Metallica. Tudo em versão sinfônica.

BeBeethoven – Concertos Infantis
Os concertos infantis, aguardados e queridos por todas as idades, são um destaque à parte na turnê. Presentes em todas as cidades e com tempo de duração pensado nos pequenos, entre 30 e 40 minutos, eles vão proporcionar um passeio pelos naipes da orquestra e por todas as possibilidades musicais que ela oferece, com repertórios plurais e lúdicos, sendo cada concerto em um formato diferente.

Estreando a Turnê em Curitiba, será apresentada orquestra completa, com todos os instrumentos, o segundo, em Belo Horizonte, será apenas com instrumentos de cordas. Vitória vai receber o concerto Músicas de Cinema, (Harry Potter, Star Wars), com instrumentos de sopro e de percussão. Em São Paulo, será com conjunto de metais; Brasília terá um grupo de câmara tocando canções populares, parte do projeto Guia Prático Villa-Lobos. Já Goiânia vai apreciar um repertório com instrumentos solando; no Rio de Janeiro, a história infantil Pedro a o Lobo será contada através da música. Fechando essa viagem de descobertas, Salvador, será contemplada com uma orquestra completa tocando músicas populares e infantis. A ideia é mostrar para as crianças e familiares a sonoridade e as múltiplas possibilidades de uma orquestra.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário