Pianista Davi Sartori lança álbum A Casa do Lado em live

 em Cultura

O pianista e compositor Davi Sartori lança seu primeiro disco como artista solo na próxima terça-feira (14), às 20 horas, em uma live transmitida por meio de seu canal no YouTube (youtube.com/123sart). O disco A Casa do Lado reúne dez composições autorais do músico paulista radicado em Curitiba.

No repertório, orientado pela música instrumental brasileira, Sartori é acompanhado por formações de piano trio com os bateristas Cleber Almeida e Miguel Assis e os baixistas Thiago Duarte e Fabio Hess. Juntam-se ao trio os convidados Airto Moreira (percussão), Ana Paula da Silva (voz), João Paulo Barbosa (flauta), Mário Sève (saxofone), Oliver Pellet (guitarra), Raïff Barreto (violoncello) e Teco Cardoso (saxofone). Na live, Sartori vai se reunir a alguns destes convidados para uma apresentação ao vivo do repertório do novo álbum.

Conceito
Embora A Casa do Lado seja o primeiro álbum que assina como artista principal, Sartori já registrou várias de suas composições próprias em projetos coletivos. Para o novo disco, o artista criou novas composições, mas também recuperou criações antigas que dialogavam com a concepção artística do novo trabalho, que é assinada pelo próprio Sartori. “O repertório do álbum é um grande apanhado de diferentes momentos do meu trabalho de composição, contemplando ritmos e manifestações populares do universo da música instrumental”, define o artista.

A marca pessoal de Sartori se apresenta já no nome escolhido para o disco: trata-se de uma referência à casa do avô – músico amador –, vizinha à residência onde morou na infância. Foi dali que saíram os primeiros sons musicais que ele ouviu. “É uma homenagem discreta a meu avô e uma referência às minhas primeiras lembranças musicais”, conta.

A incursão autoral de Sartori pelo universo do Jazz Brasil incorpora gêneros populares como baião, embolada, xote, samba, valsa brasileira e maracatu – tudo associado a técnicas, elementos e o virtuosismo da música erudita, que faz parte de sua formação. O músico é um dos muitos alunos bem-sucedidos da admirada pianista russa, radicada em Curitiba, Olga Kiun.

A realização do primeiro álbum próprio de Davi Sartori teve patrocínio do Grupo Positivo por meio da Lei de Incentivo da Fundação Cultural de Curitiba.

Sobre o artista
Davi Sartori possui um trânsito intenso na cena artística curitibana, atuando como instrumentista e arranjador de trabalhos dos mais diversos gêneros musicais – do choro e jazz à música clássica antiga e contemporânea. Suas participações, arranjos e produções estão em mais de 50 CDs e DVDs de artistas e projetos da cidade. O músico atuou também como professor de instituições como a Escola de Música e Belas Artes do Paraná e diretor musical de projetos e eventos de música.

Natural de Terra Roxa, no interior de São Paulo, Sartori vive na capital paranaense desde o ano 2000. Premiado em diversos concursos de piano pelo país e solista em concertos com orquestras dentro e fora do estado, o pianista tornou-se um dos mais requisitados músicos da cena curitibana, trabalhando com alguns dos artistas e instituições mais importantes da cidade.

Serviço:
Live de lançamento do álbum A Casa do Lado, de Davi Sartori
Dia 14 de Setembro, às 20h, no canal Davi Sartori no YouTube (youtube.com/user/123sart)
Gratuito

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário