Programa Guritiba promove ampla ação social em instituições da RMC

 em Cultura, Na cidade

O Programa Guritiba – projeto cultural e social que tem como principal foco a democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e suas famílias –, traz uma programação especial para outubro, mês que marca as comemorações do mês das crianças, com dezenas de atividades em várias instituições sociais e escolas de Curitiba e Região Metropolitana.

Ao todo, cinco instituições receberão itens especiais, como brinquedos, produtos de higiene e limpeza, roupas, sapatos, alimentos, entre outros: APACN, Escola Municipal Cândido Portinari – Projeto Atleta Bom de Nota, CRAS Guatupê, Casa dos Meninos dos 4 Pinheiros e Abrigo de Piraquara. Além dos produtos arrecadados, as organizações ainda receberão uma atração artística, com o intuito de promover o amplo exercício da imaginação e levar um pouco de aventura, fantasia e magia para as crianças. As doações foram capitalizadas em parceria com os colaboradores e funcionários das empresas patrocinadoras do programa.

Entre os espetáculos artísticos a serem apresentados, estão o Karingana Ua Karingana! – Histórias de Áfricas, desenvolvido pelo Grupo Baquetá e que aborda temas como escravização da população negra, diáspora, autoestima, representatividade e diversidade. Tudo isso por meio de técnicas de contação de histórias, danças de matrizes africanas, cantos e brincadeiras; o Fuzuê com Pererê, realizado pelo grupo Tupi Pererê e que traz um jeito diferente de comemorar os ritmos brasileiros, as histórias, as adivinhas, as parlendas e outras expressões e brincadeiras do universo infantil; ou uma apresentação especial de rap, com um duelo entre dois renomados nomes da cena, o DKBK12 e o EIBE La Paz, apresentando beats, rimas e muito conteúdo cultural e educativo.

“O Programa Guritiba procura, além de atuar de forma artística e educacional, se fazer presente no contexto social, proporcionando uma semana das crianças diferenciada para muitas crianças, adolescentes e famílias menos assistidas socialmente” Carol Scabora, produtora do programa.

O Programa Guritiba é uma realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, apresentado pela New Holland Agriculture, Caterpillar e Banco CNH Industrial, com patrocínio da Fibracem e Novozymes, em parceria com o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Laquila, Peróxidos do Brasil, Merco, Berneck e Schattdecor.

Acompanhe o programa pelas redes sociais, pelo Facebook e Instagram @programa.guritiba ou pelo site www.programaguritiba.com.br. Toda programação conta com legendas e audiodescrições, como também com interpretes de Libras.

Crédito da foto: Daniel Silveira

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário