Receitas para a Páscoa

 em Sem categoria

Bacalhau Confitado com Salada Tropical (foto abertura)

A Páscoa é um feriado comemorado mundialmente. Com as pessoas se abstendo de comer carnes, muitas famílias começam a procurar por peixes para compor a mesa do domingo de Páscoa.

Assim, que tal nesse ano ter uma receita diferenciada? Para a chef Patrícia da Paz, “o bacalhau é um peixe muito procurado no quarto mês do ano, por isso, uma receita saborosa com esse ingrediente pode ser o diferencial da Páscoa”.

Confira uma receita da chef de Bacalhau Confitado com uma deliciosa salada tropical

Ingredientes – Bacalhau
Bacalhau confitado
1kg de posta de bacalhau
500ml de azeite
Folhas frescas de alecrim, tomilho
Grãos de pimenta
Sal grosso
1 limão

Ingredientes – Salada Tropical
Mix de folhas de sua preferência
1 cebola roxa
1 manga
1 xícara de uvas verdes
1 kiwi
1 xícara de morangos
100ml de iogurte natural

Modo do preparo – Bacalhau
Em uma forma ou um recipiente fundo, coloque as postas de bacalhau já dessalgadas, os temperos e especiarias e as ervas. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, cozinhando em baixa temperatura. Cuidado para não ferver,. Quando o peixe estiver macio, sirva acompanhado de saladas e risotos.

Modo de preparo – Salada Tropical
Acomode as folhas já higienizadas em uma travessa para servir. Coloque as frutas cortadas em cubos ou ao meio espalhadas sobre as folhas. Separadamente colocar o iogurte, o sal, e o azeite. Mexa, tempere e sirva.

Serviço:
Patrícia da Paz – Personal Chef e Cozinha Personalizada
Contato: (41) 99779-6086
Instagram:@chefpatriciadapaz
e-mail: dapazpersonalchef@gmail.com

 

Receitas sem bacalhau

A tradição de não comer carne, principalmente bovina, no período de Quaresma – que é posterior à Quarta-Feira de Cinzas e vai até à Páscoa – é seguida por muitas pessoas, principalmente cristãos praticantes. Para substituir a proteína que faz parte do cotidiano brasileiro, geralmente, os frutos do mar são a principal aposta. Porém, há quem opte pelos cortes suínos e também pelos grãos para complementar a refeição, que são presentes em diversas culturas pascalinas em todo o mundo.

Na Itália e no Peru, apesar dos pratos típicos serem diferentes, sendo que um é a torta pascalina e o outro o ceviche, respectivamente, um ingrediente é comum: o arroz. Na cultura europeia, o grão é acrescentado à uma mistura de ovos e alcachofra, enquanto o outro se come junto a mariscos. É no país sul-americano também que o grão de bico brilha nas receitas de Páscoa, principalmente quando servido na pescada amarela, e até mesmo em meio ao bacalhau. Já a carne suína e a carne de cordeiro, por exemplo, fazem parte da cultura gastronômica pascoal de países do mediterrâneo e do oriente médio, sendo que têm conquistado adeptos no Brasil, principalmente, no Domingo de Páscoa.

A nutricionista e chef do Além da Mesa, Camile Fiuza, preparou três receitas utilizando produtos Vapza – embalados a vácuo e cozidos a vapor que proporcionam praticidade, segurança e saudabilidade – para quem deseja criar um cardápio mais variado nessa Páscoa. Confira:

Salada de grão de bico com vinagrete de manga

Ingredientes
250g de Grão de Bico Vapza
1/2 cebola roxa ou branca cortada bem fina em formato meia lua
1 tomate italiano grande sem semente cortado em cubos pequenos
Salsinha bem picadinha
Folhas de manjericão só para dar um frescor
180g de manga (doce ou verde, só não pode ser muito madura) cortada em cubos
Sal
Azeite de oliva
Suco de 1/2 limão

Modo de preparo
Abra o pacote de Grão de Bico Vapza em uma peneira e, em água corrente, solte os grãos com as mãos. Escorra bem a água e despeje os grãos em uma tigela. Higienize o tomate, corte ao meio, tire as sementes, corte em cubos pequenos e despeje na tigela junto com o grão de bico. Despeje os cubos de manga na tigela. Corte a cebola em meia lua, pique a salsinha, misture tudo na tigela, acrescente os temperos e mexa bem. Prove, e veja se precisa acertar o tempero. Finalize com umas folhas de manjericão.

Arroz de forno com seleta de legumes

Ingredientes
250g de Arroz 7 grãos Vapza
130g de Seleta de Legumes Vapza
1 dente de alho espremido
1 cebola pequena cortada em cubos bem pequenos
Azeite de oliva
Creme de ricota
Sal e pimenta do reino moída na hora.

Modo de Preparo
Fure o pacote de Arroz 7 grãos Vapza, e o aperte para soltar os grãos. Em uma frigideira refogue o alho e a cebola com azeite de oliva. Em seguida, abra o pacote de Arroz 7 grãos Vapza, e despeje na frigideira. Mexa bem e vá acrescentando um pouquinho de água bem devagar para não deixar grudar, e manter o arroz úmido. Abaixe o fogo e, enquanto isso, abra o pacote de Seleta de Legumes Vapza em uma peneira, e em água corrente solte os legumes com as mãos. Escorra bem a água e despeje os legumes na frigideira. Aumente o fogo, acrescente mais um pouco de água, misture bem, acerte o tempero. Antes de desligar o fogo, acrescente 2 colheres de sopa de creme de ricota e mexa até ele se misturar bem. Desligue o fogo, despeje o arroz um refratário que possa ir ao forno. Leve ao forno pré-aquecido 200° graus entre 15 e 20 minutos. Antes de servir, coloque um fio de azeite por cima do arroz e aí é só se deliciar.

 

Carne suína com cebola caramelizada e batatas crocantes

Ingredientes
400g de Carne Suína Desfiada
500g de Batata Inteira Vapza
4 cebolas cortada em meia lua
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de açúcar demerara
1 colher de sopa de mel
Sal
Azeite de oliva

Modo de Preparo
Abra o pacote de Batata Inteira Vapza, passe em água corrente, escorra bem água e espalhe as batatas em uma assadeira. Tempere com sal e azeite e leve para assar em forno pré-aquecido 240°, e deixe no forno até estarem bem douradas. Corte as cebolas em meia lua, e coloque numa frigideira para refogar junto com a manteiga, o açúcar e mel. Vá mexendo de vez em quando, e não deixe secar, se precisar vá acrescentando água aos poucos. Depois de a cebola estar caramelizada, abra o pacote de Carne Suína Vapza (escorra a água) e misture na frigideira. Mexa bem, coloque sal, prove e acerte o tempero se necessário. Coloque a carne em um refratário, espalhe a batata que estava no forno por cima, e aí é só servir.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário