Receitas saudáveis de bolo de chocolate

 em Gastronomia

Um bolo saudável pode ter açúcar; o funcional, normalmente evita. No terapêutico, podemos usar mel, melado de cana, néctar de coco ou, ainda, o açúcar mascavo. O importante, segundo a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak, é saber combinar os ingredientes para que eles tenham um efeito medicinal no nosso corpo, aliando o prazer de comer à saúde.

As receitas são para quem faz parte do grupo que quer ser saudável sem renunciar ao que gosta. O modo de preparo é o mesmo, basta escolher o que melhor se encaixa no dia a dia.

Bolo de Chocolate Saudável (foto principal)

Ingredientes
3 ovos
1 ½ xícara de farinha de aveia
1 xícara de leite
1 xícara de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de cacau 100%
1 colher de sopa de fermento

Priorize os ingredientes de qualidade, não industrializados. Comida de verdade faz toda a diferença.

Bolo de Chocolate Funcional

Ingredientes
3 ovos
1 ½ xícara de farinha de amêndoas
1 xícara de iogurte natural
3 bananas amassadas
4 colheres de sopa de cacau 100%
1 colher de sopa de fermento

Para esse bolo, trocamos o açúcar pela doçura das frutas para mais vitaminas e sais minerais. Trocamos a farinha para ter maior valor nutritivo e menor valor em carboidratos e trocamos o leite por iogurte para ter mais vitamina e menos lactose.

Bolo de Chocolate Terapêutico

Ingredientes
3 ovos
1 xícara de farinha de aveia
½ xícara de farinha de amêndoas
1 xícara de iogurte natural
1 xícara de geleia de frutas vermelhas (100% fruta sem açúcar)
1 colher de sopa de canela em pó
3 colheres de sopa de cacau 100%
1 colher de sopa de fermento em pó

Nessa receita, trocamos o açúcar pelas frutas vermelhas combinadas com o cacau, que tem efeito medicinal contra o estresse. A canela entra na proporção ideal para potencializar os antioxidantes do cacau. A proporção ideal entre a aveia e a amêndoa tem efeito na ajuda do foco, da concentração e do bom humor.

Bônus ganache saudável: derreta 150g de chocolate 70% e depois com ele morno adicione 3 colheres de iogurte e mexa bem. Decore como achar melhor.

Modo de preparo para todas as receitas

Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento; coloque ele por último e mexa com a colher. Em uma forma untada com azeite, manteiga ou óleo de coco, de preferência de furo no meio – mas pode ser retangular pequena –, despeje a massa e asse a 180 graus por 35 minutos, ou até que o palito saia seco. Deixe esfriar por 10 minutos e já pode servir.

Aline Quissak é nutricionista com especializações no Canada e Estados Unidos, pesquisadora científica em alimentos terapêuticos aplicados tanto na saúde quanto em doenças. É especialista em nutrição genética, pacientes críticos, oncologia, psicologia da nutrição e alimentação funcional. Para mais informações acesse suas redes sociais @nutri_secrets e no site http://www.alinequissak.com/combodebemcomavida.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário