Salão Arte em Vidro Brasil 2022 no MuMA

 em Cultura, Destaques do Mês, Eventos

O Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMA), no Portão Cultural, recebe até 24 de julho o Salão Arte em Vidro Brasil 2022. A mostra curitibana se integra aos eventos oficiais da ONU (Organização das Nações Unidas) para as comemorações do Ano Internacional do Vidro. A exposição apresentará cem obras de 80 artistas vidreiros, representando a produção artística brasileira nas técnicas de vitrofusão, vidro soprado, mosaico em vidro e vitral.

Com esta mostra, Curitiba se insere no circuito das comemorações oficiais instituídas pela ONU em todo o mundo, para enfatizar a importância sustentável, cultural e econômica do vidro, o material mais puro e único 100% reciclável que existe. Exposições em diferentes países estão programadas para celebrar o passado, o presente e o futuro do vidro.

Arte e sustentabilidade
Com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o Salão do Vidro foi idealizado pela artista curitibana Desirée Sessegolo, uma das mais premiadas e destacadas representantes do Brasil no cenário da arte vidreira internacional. Desirée se juntou à designer Edilene Guzzoni e aos produtores culturais Hugo Weber Júnior e Ana Paula Sessegolo Pimpão para organizar o salão.

Na mostra estarão representantes de oito estados, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, mais o Distrito Federal. Na seleção, feita por uma comissão julgadora formada por especialistas do Brasil, México e Argentina, estão peças decorativas, mosaicos, vitrais e joias contemporâneas, produções artísticas com nível técnico compatíveis com obras realizadas em países da Europa e Estados Unidos.

Palestras
Na semana de inauguração do Salão Arte em Vidro Brasil 2022, renomados artistas e curadores estarão na cidade para proferir palestras sobre a arte e a história do vidro. As palestras são gratuitas e voltadas a artistas, estudantes, profissionais de arquitetura, decoração e design.

Entre os palestrantes está o galerista, antiquário e artista belga-italiano Jean Blanchaert, que dirige em Milão (Itália) uma galeria especializada em vidro, cerâmica, esmalte e materiais contemporâneos. Blanchaert foi curador de inúmeras exposições e escreve sobre arte e design para a revista mensal Art e Dossier. Ele fará três palestras sobre Vidro Veneziano do Século 20, Vidro Contemporâneo Internacional e Vitrais de Catedrais Antigas e Contemporâneas.

Outra palestrante é a curitibana Loire Nissen, que fundou o primeiro grupo de artistas vidreiros de Curitiba. Formada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), em artes plásticas e licenciatura, desenvolveu sua pesquisa na arte em vidro e se especializou em ateliês na Alemanha. Loire fará a palestra Vidro – a Arte de Ser Invisível.

A artistas visual gaúcha Jaqueline Noleto falará sobre Vidro de janela x Obra de Arte. Jaqueline dirige o Sítio das Artes em Porto Alegre desde 2013, onde desenvolve projetos em vidro artístico e ministra cursos das mais variadas técnicas de arte em vidro. Ela é coordenadora do Comitê Brasileiro do Ano Internacional do Vidro (ONU).

O ciclo de debates tem ainda uma palestra da artista Cristine Baena sobre o Venice Glass Week, a Semana do Vidro de Veneza, um festival internacional anual dedicado a celebrar, promover e apoiar a arte do vidro. Veneza e a ilha de Murano, na Itália, são referências mundiais nesse tipo de arte.

Além das palestras, estão programadas contrapartidas sociais e ações educativas. Serão promovidas visitas guiadas para estudantes da rede pública de ensino e uma oficina para 25 mulheres em situação de vulnerabilidade social na Associação Maria Cazetta em Curitiba.

Serviço:
Salão Arte em Vidro Brasil 2022
Local: Museu Municipal de Arte/Sala Célia Neves Lazzarotto – Portão Cultural
Endereço: Av. República Argentina, 3.430 – Portão
Datas e horários: até 24 de julho, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
Entrada gratuita.

Palestras
22/6 (quarta-feira)
19h – Venice Glass Week, com Cristine Baena
20h – Vidro Veneziano do Século 20, com Jean Blanchaert
23/6 (quinta-feira)
19h – Vidro de Janela X Obra de Arte, com Jaqueline Noleto
20h – Vidro Contemporâneo Internacional, com Jean Blanchaert
24/6 (sexta-feira)
19h – A Arte de Ser Invisível, com Loire Nissen
20h – Vitrais de Catedrais Antigas e Contemporâneas, com Jean Blanchaert

Crédito da foto: José Simões Teixeira Filho

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário