Supermercado das Palavras – COLUNA RECEITA DE ESCRITA, por Cláudia Moreira

 em Cláudia Moreira, Colunistas

Imagina se você pudesse adquirir as palavras certas para seu texto ou para determinada situação… seria mais fácil?

O amor estava em destaque naquela gôndola. Ele reluzia com todas as letras coloridas. No entanto, o preço não ajudava. Pulei para a felicidade. Puxa! Acho que eu não havia levado dinheiro suficiente. Passei os olhos pela beleza e todos os seus sinônimos. Busquei o perdão, a desculpa, os agradecimentos. Nada cabia no bolso. Precisava urgentemente encontrar a palavra certa para ser dita naquele compromisso de logo mais. Qual seria a palavrinha mágica que me conectaria àquele momento solene?

Fui atrás da palavra de pompa, aquela de salto alto e de vestido longo. Não me agradou. Desloquei-me até à seção das superficialidades. Não gostei! As palavras raiva, desânimo e preguiça começaram a aparecer na minha frente. Cheguei a tocá-las, mas não as quis.

Na busca pela palavra perfeita, resolvi procurar na parte de promoções. Ali, quietinhas, estavam elas. Aliás, quase uma frase pronta: texto, você, alma, lotado. Catei um verbo com seu auxiliar, um artigo definido e um conectivo e montei o quebra-cabeça:

O TEXTO PRECISA ESTAR LOTADO DE VOCÊ

Eureka! Para o meu compromisso, eu só teria que ser eu mesma, usar do meu sentimento e das minhas emoções para fazer a ponte com a alma da outra pessoa.

Enchi-me de coragem e fui ao cemitério. Lá, vi meu amigo que acabara de perder o pai. Abracei-o demoradamente e aprendi que, às vezes, o melhor é não usar palavra nenhuma.

Ilustração: @igor.baldez

 

Cláudia Moreira é mestranda em Escrita Criativa (Uniandrade/PR), formada em Letras e Jornalismo (Uniceub- DF), com especializações em Revisão e Produção Textual (FAE-PR), Desenvolvimento Sustentável (UNB-DF) e Master em Jornalismo (IICS-SP). Tem vários livros publicados, entre eles, Receita de Escrita. É sócia-proprietária da Editora Ponto Vital (PR) e professora de Escrita do Solar do Rosário em Curitiba.

Postagens Recomendadas
Comentários
  • Claudia Maria Daou Paixão e Silva
    Responder

    Amei!!! Muito sucesso pra vc Claudinha, minha xará. Que gostoso de ler !! Vou ler sempre!! Bj carinhoso

Deixe um Comentário